GERAL & ECONOMIA Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023, 15:09 - A | A

15 de Dezembro de 2023, 15h:09 - A | A

GERAL & ECONOMIA / parceria com tjmt

Presidente do TCE-MT recebe agradecimento por participação na Expedição Araguaia-Xingu

O projeto percorreu cinco municípios e diferentes territórios indígenas da Região Nordeste do estado entre 23 de novembro e 5 de dezembro

Da Assessoria



O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, recebeu, nesta quarta-feira (13), os agradecimentos pela parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na realização da 5ª Expedição Araguaia-Xingu. O projeto percorreu cinco municípios e diferentes territórios indígenas da Região Nordeste do estado entre 23 de novembro e 5 de dezembro, levando uma série de serviços gratuitos à população.

Em reunião com o coordenador da Expedição, juiz José Antônio Bezerra Filho, Novelli destacou outras ações conjuntas realizadas pelos tribunais e reforçou o foco da Corte de Contas em assegurar o avanço da administração pública no estado. “Esta é uma ação importantíssima do TJMT e o Tribunal de Contas aproveitou para capacitar os gestores públicos tanto do Executivo quanto do Legislativo municipal”, disse Novelli.

Desta forma, no período, os agentes públicos da região conheceram ações do TCE-MT como as mesas técnicas, os Programas de Gerenciamento do Planejamento Estratégico e de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Municípios, bem como o trabalho das Comissões Permanentes.

Segundo o magistrado, esta edição contou com cerca de 50 parceiros e centenas de voluntários, garantindo a prestação de serviços de saúde, justiça, cidadania, segurança, educação, cultura, esporte, lazer, ciência, tecnologia e inovação aos moradores do Distrito de Santo Antônio do Fontoura e dos municípios de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Luciara, São Félix do Araguaia e Cocalinho, além de aldeias de diferentes etnias indígenas.

Neste contexto, o juiz falou sobre os resultados positivos obtidos por meio da integração institucional. “Agradecemos a confiança do TCE-MT, que nos ajudou a plantar, ao longo de 17 dias, uma semente que trará bons frutos. Essa parceria vem ao encontro do que pensamos para o futuro de todos os mato-grossenses.”

Presente no encontro, o secretário-executivo de Apoio Parlamentar e Institucional do TCE-MT, Carlos Brito, apontou o potencial transformador do trabalho. “As realidades precisam ser transformadas para melhor. A ideia é que os municípios se emancipem da necessidade desse apoio e possam, pelo seu próprio desenvolvimento, conseguir suprir as necessidades locais”, disse.

Brito, participou do “Dia D” da Expedição, durante atendimento em São José do Xingu (a 950 km de Cuiabá) e participou de atividades na Aldeia Piaraçu, território kayapó (a cerca de 40km de São José do Xingu).

Durante a reunião, José Carlos Novelli também lembrou já ter sido firmado acordo com a presidente do TJMT, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, para que em 2024 tenha sequência o projeto Tribunais em Ação, programa realizado em conjunto entre os órgãos e que democratiza o acesso aos serviços aos jurisdicionados.

“Temos um acordo no sentido de colocarmos as duas equipes de planejamento, em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso, para elaborarem um programa moderno, para que, no ano que vem, os dois tribunais continuem com esse projeto, que desenvolve um trabalho importantíssimo no interior do estado”, concluiu.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Educação BG



Comente esta notícia