GERAL & ECONOMIA Segunda-feira, 24 de Julho de 2023, 13:47 - A | A

24 de Julho de 2023, 13h:47 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Restituição do IR

Receita abre hoje consulta ao 3º lote

Cerca de 5,6 milhões de contribuintes serão contemplados com o pagamento, no dia 31 de julho

Assessoria



Está aberta a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda, desde às 10 horas dessa segunda-feira (24). O valor total chega a R$7,5 Bilhões e contemplará 5,6 milhões de contribuintes no dia 31 de julho.

Para consultar, é preciso acessar o site da Receita, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

O valor será creditado na conta ou na chave Pix do CPF informado na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, poderá verificar por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) se há alguma pendência e tirar o extrato da declaração.

Em 2023, a Receita recebeu 41,15 milhões de declarações. Destes, 60% têm direito à restituição. No pagamento do 3º lote liberado neste dia 24 de junho estão: contribuintes que optaram pela versão pré-preenchida ou por recebimento via Pix, contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Os próximos lotes estão programados para os dias 31 de agosto e 29 de setembro. “É importante que o processo seja acompanhado a partir da entrega da declaração, tendo visto que pode haver inconformidades na entrega das documentações que acabam, no final das contas, atrasando a restituição do valor devido. Se, por algum motivo, o crédito não for, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil”, aponta Ederaldo Lima, coordenador do curso de Administração e Ciências Contábeis da Unic.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

AgerBarra 728

 

 



Comente esta notícia