GERAL & ECONOMIA Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 09:39 - A | A

06 de Maio de 2024, 09h:39 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Tragédia Climática

Saiba onde e o que doar em Barra do Garças para vítimas das chuvas no RS

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83 nesta segunda-feira (6), de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil.

Marcelo Borges*
Semana7



Com o agravamento das enchentes no Rio Grande do Sul, instituições de Barra do Garças disponibilizaram pontos de coleta para receber doações e ajudar as vítimas das chuvas. Até o momento de fechamento desta matéria, a Defesa Civil do estado confirmou 83 mortos, 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao todo, são 850 mil afetados pelos efeitos da tragédia climática.

Entre os itens que podem ser doados estão:

- Alimentos não perecíveis;
- Produtos de higiene;
- Produtos de limpeza;
- Água mineral;
- Roupas de cama e banho.
- Ração animal

Pontos de coleta em Barra do Garças:

- Azul Cargo Express | Tv. Voluntários da Pátria, Nº 04, Setor Sul
- Câmara de Vereadores | R. Mato Grosso, Nº 617, Centro
- Catedral Nossa Senhora da Guia | Av. Ministro João Alberto, Nº 221, Centro
- Extra Madeiras | Av. Valdon Varjão, Nº 5038
- Restaurante Beira Rio | Tv. Alexandrina Gomes, Nº 75
- Guarita da UFMT | Av. Valdon Varjão, Nº 6390
- Univar | R. Moreira Cabral, Nº 1000, Setor Mariano

Temporais no RS

Em 10 dias foram 420 milímetros de precipitação, o equivalente a três meses de chuva, conforme o governo do Rio Grande do Sul. Isso colocou o estado inteiro em situação de calamidade e emergência, causando o maior desastre natural da sua história.

O presidente Lula (PT) sobrevoou, pela segunda vez, a área junto aos presidentes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal - STF. Em coletiva de imprensa, o presidente da República garantiu que não faltarão recursos para os trabalhos de recuperação do estado.

"Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. E eu sei que tem muitas estradas estaduais que estão com problemas. Eu quero lhe dizer [ao governador Eduardo Leite] que não fique preocupado que o Governo Federal, através do Ministério do Transporte, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais. E na reconstrução das casas, já defini levar em conta com os prefeitos que a gente não pode permitir que as pessoas reconstruam as casas no mesmo local que a casa que caiu", disse Lula.

Em setembro de 2023, o RS passou por outra grande enchente, onde 54 pessoas perderam a vida. Ambientalistas culpam o desmatamento e o desmonte da legislação ambiental.

"A maioria conservadora tem aprovado diversos projetos considerados nocivos para o meio ambiente. Nunca tivemos um Congresso tão dedicado a desmontar", afirma Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima (OC)

Papa Francisco

No Vaticano, o Papa Francisco pediu orações para o Rio Grande do Sul. Ao se dirigir a fiéis na praça São Pedro, ele afirmou que está rezando pela população e pediu que Deus acolha os mortos nas enchentes.

*Com supervisão de Andrezza Dias

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI



Comente esta notícia

Antonio Sergio Franco 06/05/2024

Uai porque não vão atrás do Lula pra pegar o dinheiro que já tá separado pra campanha política desse ano? São 5,8 bilhões de reais. Se pegar a metade desse dinheiro dá pra cobrir tudo lá no RGS. E aí não precisa pedir dinheiro pro povo que já tá apertado

1 comentários

1 de 1