BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 16:01 - A | A

21 de Maio de 2025, 16h:01 - A | A

POLÍTICA / políticas públicas

Prefeitos de MT apresentam demandas prioritárias no Ministério da Agricultura

Encontro foi articulado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que acompanha 67 prefeitos que participam da XXVI Marcha a Brasília

AMM
Assessoria



Prefeitos de Mato Grosso se reuniram com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda, nesta quarta-feira (21), para apresentar demandas e pedir apoio na implementação de políticas públicas nos municípios. O encontro foi articulado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que acompanha o grupo de 67 prefeitos que participam da XXVI Marcha a Brasília.

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, disse que o Ministério pode ajudar no encaminhamento de pautas institucionais, bem como viabilizar recursos para as prefeituras. “Essa parceria com o Ministério é muito importante, pois Mato Grosso é um estado rico com municípios pobres, que necessitam do apoio do poder público federal ou estadual para se desenvolver”, assinalou.

Uma das principais demandas apresentadas pelos gestores foi sobre a regularização fundiária, considerada fundamental para garantir segurança jurídica, acesso a crédito e desenvolvimento sustentável nas áreas rurais.

O prefeito de Cotriguaçu, Moisés Ferreira, levantou uma preocupação sobre a dificuldade enfrentada por famílias assentadas da reforma agrária no processo de atualização cadastral no CadÚnico, que viabiliza obtenção de terra, conforme critérios do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

O prefeito de Lambari D'Oeste, Marcelo Vieira, falou sobre a situação fundiária de uma ampla área rural que permanece sem regularização definitiva, afetando diversos produtores no município.

Irajá Lacerda ressaltou a disposição do Ministério em ajudar os gestores em suas demandas. Além de responder os questionamentos apresentados pelos prefeitos, o secretário destacou os programas direcionados aos municípios, como o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) e o Solo Vivo, que atende a agricultura familiar. Mencionou, ainda, o projeto de instalar uma sede da Embrapa na Baixada Cuiabana. “Mesmo estando concentrada nessa região, o polo de tecnologia da Embrapa vai atender todos os municípios de Mato Grosso”.

Após a reunião no Ministério da Agricultura, os prefeitos participaram da programação da Marcha a Brasília que nesta quarta-feira debate importantes temas para a gestão pública, como Reforma Tributária, Desafios da Gestão Municipal, Panorama da Educação Municipal, O SUS no Município, Federalismo Climático e Prevenção de Desastres, entre outros.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Comente esta notícia