BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025

SAÚDE Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 09:10 - A | A

30 de Agosto de 2024, 09h:10 - A | A

SAÚDE / Universidade

UFMT discute novas politicas do Hospital Universitário Júlio Müller

Professora Marluce Souza esteve com Daniel Beltrammi, vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH. 

Marcelo Borges
Semana7



Em visita à capital federal, na semana passada, a reitora eleita da Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT, professora Marluce Souza, juntamente com os docentes Reinaldo Gaspar, Liliane Capilé e a técnica administrativa Leia de Oliveira, estiveram com Daniel Beltrammi, vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH. 

Entre os temas tratados ganhou destaque a possibilidade de atendimento médico hospitalar aos servidores do Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM e da UFMT. O Vice-Presidente disse não existir impedimentos para esse atendimento, tendo em vista que já ocorre em outros HU e que esta possibilidade é uma discussão que cabe à gestão interna do Hospital.

A professora Marluce aproveitou para relatar que a transição presencial nos setores da UFMT ainda não foi autorizada pelo atual reitor, enfatizando que o reitor permitiu apenas diálogos com os servidores do hospital e da EBSERH. Daniel Beltrammi destacou a importância da EBSERH na gestão dos 45 hospitais universitários em todo o país e deste trabalho que envolve milhares de sujeitos alinhados com os princípios da assistência, ensino e pesquisa.

O encontro tratou também das obras do novo Hospital Universitário, cuja entrega está prevista para até dois anos. Profa. Marluce anunciou que, no momento apropriado, uma comissão será formada para discutir o processo de migração e o funcionamento do novo hospital. Destacou que “a preocupação, neste momento, é com o atual HUJM, especialmente em relação à situação dos pacientes". E relatou o fato de um paciente idoso ter sido fotografado deitado na calçada enquanto aguardava atendimento médico.

“As imagens são chocantes e depõe contra o HU. Não podemos permitir que tal situação se repita. O acolhimento digno, em nossa gestão é fundamental [...]. Precisamos de uma ante-sala, onde os pacientes possam aguardar. Não podem permanecer na rua, no espaço externo, sem nenhuma cadeira e sem acesso a banheiros e água. Tudo se agrava quando ficam expostos às intempéries naturais do sol e da chuva”, afirmou a reitora eleita.

O professor Reinaldo Gaspar manifestou seu pesar em relação às condições do atendimento e insistiu na necessidade de que certos serviços, como a nutrição, funcionem em período integral. O vice-presidente da EBSERH, manifestou concordância e respondeu positivamente às demandas.

Durante a reunião, a professora Marluce apresentou o Prof. Reinaldo Gaspar como o novo Superintendente do HU e esclareceu que os nomes para as gerências também já estão indicados. E declara, neste momento, que nas gerências do HUJM estarão os servidores Ricardo de Paula Lisita, Márcia Montanari e Jorge Pérez. O vice-presidente Daniel Beltrammi sugeriu que todos eles passem por um breve treinamento administrativo na EBSERH e se responsabilizou, caso a UFMT não assuma, em garantir o custo financeiro.

A professora Marluce destacou a importância da reaproximação da comunidade acadêmica com o HU e a participação efetiva dos servidores e estudantes dos cursos de Nutrição, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social no processo formativo para uma atenção humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Comente esta notícia