BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Terça-feira, 01 de Julho de 2025

CIDADE Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 13:43 - A | A

30 de Junho de 2025, 13h:43 - A | A

CIDADE / AÇÃO SOCIAL

Fórum de Barra do Garças promove mutirão "Pai Presente" com exames de DNA gratuitos

Com exames de DNA gratuitos ação visa facilitar o reconhecimento de paternidade e garantir o direito à filiação

Redação com Assessoria



O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Barra do Garças irá realizar, entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025, o mutirão "Pai Presente", uma iniciativa que visa promover o reconhecimento de paternidade de forma simples, gratuita e sem constrangimentos. A ação acontecerá no Fórum da cidade, das 12h às 18h, com apoio do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Governo do Estado de Mato Grosso.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Barra do Garças irá realizar, entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025, o mutirão "Pai Presente", uma iniciativa que visa promover o reconhecimento de paternidade de forma simples, gratuita e sem constrangimentos.

O projeto tem como foco principal garantir o direito à filiação de crianças e adultos que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento. Durante o mutirão, serão realizados exames de DNA gratuitos, custeados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT), mediante agendamento prévio na secretaria do CEJUSC.

Para participar, os interessados devem comparecer com antecedência ao Fórum, localizado na Rua Francisco Lira, nº 1051, bairro Sena Marques, munidos dos seguintes documentos:

1. Documentos pessoais (RG, CPF ou CNH);

2. Registro de nascimento do filho sem o nome do pai;

3. Cartão do SUS de todos os envolvidos;

4. Nome completo, endereço e telefone do suposto pai.

De acordo com o juiz coordenador do CEJUSC, Carlos Augusto Ferrari, a iniciativa busca estimular a consciência da paternidade responsável e facilitar o processo de reconhecimento legal. “Nosso objetivo é assegurar o direito de crianças e adultos à identidade e ao vínculo familiar. É um ato de cidadania”, destacou o magistrado.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (66) 3402-4400, ramal 211, ou pelo WhatsApp (66) 99233-0215.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Comente esta notícia