Andrezza Dias
Da Redação

Barreira sanitária implantada pela prefeitura na entrada de Araguaiana.
Desde a confirmação do novo coronavírus em Mato Grosso, a Prefeitura de Araguaiana vem adotando uma série de medidas para prevenir a doença na população araguaianense. Diante do aumento de casos nas cidades vizinhas, as ações de combate ao vírus foram reforçadas no município que atualmente não conta com nenhum caso confirmado da Covid-19.
Em março, a prefeitura criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) composto pela equipe da administração municipal com o apoio das forças de segurança como a Polícia Militar e a Polícia Civil, no intuito de gerenciar e coordenar as tomadas de decisão para o enfrentamento da transmissão da Covid-19.
A partir do GTI, o trabalho foi crescente com ações executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que foram desde a implantação de barreira sanitária na entrada do município até a reorganização do processo de trabalho nas unidades de saúde como o Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Durante a abordagem no bloqueio sanitário, é realizada uma rápida triagem das pessoas que entram em Araguaiana e orientações sobre os cuidados e a importância do isolamento social também são repassados. Os casos de maior relevância (suspeitos) encontrados são informados e monitorados pelas equipes de saúde responsáveis.
O atendimento na rede de saúde municipal também foi reorganizado em virtude do risco eminente de contaminação pelo coronavírus. O PAM está destinado exclusivamente a casos leves de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Covid-19 que não demandem internação. A unidade conta com novos leitos equipados especificamente para isolamento e observação de pacientes. Contudo, Araguaiana não possui estrutura adequada para atender a população em situações de media e alta complexidade e que são necessárias para o tratamento de casos graves da infecção viral.
As ações de educação em saúde para a comunidade têm sido conduzidas pela SMS e Vigilância Sanitária por meio de palestras nos bairros, estabelecimentos públicos e privados, além das unidades de saúde. Faz parte deste trabalho ainda, a distribuição de material com orientações sobre a importância do isolamento social e das medidas de etiqueta social, frente à pandemia.
Para a prefeitura, a capacitação dos profissionais de saúde da atenção primária é imprescindível para identificar precocemente os casos suspeitos e aplicar os protocolos necessários. Diante disso, a SMS está desenvolvendo o treinamento dos colaboradores para lidar com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, visando proteger e desenvolver habilidades técnicas dos trabalhadores essenciais no enfrentamento à doença.
Outras ações de prevenção foram adotadas como a desinfecção de locais públicos com grande circulação de pessoas e a publicação do decreto municipal nº 29/2020. O documento assinado pelo prefeito Getúlio Dutra Vieira Neto no dia 11 de maio, após uma reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, proíbe qualquer tipo de aglomeração (festas, missas, eventos esportivos, atividades nas praias e outros).
Atualmente, são promovidas reuniões com comerciantes para orientação sobre as medidas restritivas do decreto. Só poderão abrir as portas os serviços essenciais como mercados, padarias, açougues, distribuidoras de bebidas gás, farmácias, lotéricas, correspondentes bancários, serviços agropecuários, telecomunicação, indústria, postos de gasolina e outros. As empresas do ramo alimentício devem adotar os métodos de entrega delivery ou a compra no local, sem consumo.
Fica mantida a distância mínima de dois metros, uso de máscara e ventilação dos locais, além da recomendação para isolamento domiciliar das pessoas dos grupos de risco da doença.