CIDADES Sexta-feira, 09 de Junho de 2023, 15:33 - A | A

09 de Junho de 2023, 15h:33 - A | A

CIDADES / aula de campo

Alunos do curso de Geologia da UFG visitam "Domo de Araguainha"

Local abriga a maior cratera de impacto de meteorito da América do Sul, com um diâmetro de 40 km

Da Redação



Um grupo de alunos do curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) - campus de Aparecida de Goiânia visitou recentemente o famoso ‘Domo de Araguainha’, entre os municípios de Ponte Branca (MT) e Araguainha (MT), durante uma atividade de aula de campo da instituição.

Essa foi a primeira atividade de aula de campo de longa duração dos universitários que estão no terceiro semestre do curso.

O Domo de Araguainha foi escolhido para a disciplina de campo ‘Trabalho de Campo de Geologia Básica’ por ser um local onde é possível os alunos observarem e reconhecerem os três tipos de rochas (sedimentares, ígneas e metamórficas), além de estudarem o impacto de meteoro que ocorreu no lugar, verificando as rochas e estruturas que se formaram no evento.

Segundo estudiosos, esse impacto ocorreu há cerca de 250 milhões de anos e está relacionado à um grande evento de extinção que ocorreu no planeta, quando mais de 90% da vida marinha e 70% da vida terrestre foram dizimados. “Daí a importância de se preservar e estudar esse patrimônio geológico e científico”, ressaltou a administração municipal de Ponte Branca. (Com informações da Assessoria)

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Câmara Bg

 

image
image


Comente esta notícia