Da Redação
Um grupo de alunos do curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) - campus de Aparecida de Goiânia visitou recentemente o famoso ‘Domo de Araguainha’, entre os municípios de Ponte Branca (MT) e Araguainha (MT), durante uma atividade de aula de campo da instituição.
Essa foi a primeira atividade de aula de campo de longa duração dos universitários que estão no terceiro semestre do curso.
O Domo de Araguainha foi escolhido para a disciplina de campo ‘Trabalho de Campo de Geologia Básica’ por ser um local onde é possível os alunos observarem e reconhecerem os três tipos de rochas (sedimentares, ígneas e metamórficas), além de estudarem o impacto de meteoro que ocorreu no lugar, verificando as rochas e estruturas que se formaram no evento.
Segundo estudiosos, esse impacto ocorreu há cerca de 250 milhões de anos e está relacionado à um grande evento de extinção que ocorreu no planeta, quando mais de 90% da vida marinha e 70% da vida terrestre foram dizimados. “Daí a importância de se preservar e estudar esse patrimônio geológico e científico”, ressaltou a administração municipal de Ponte Branca. (Com informações da Assessoria)
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
