Emily Tinan
da Redação
Prefeitura de Confresa divulgou na sexta-feira (29) o decreto municipal n°16/2021, onde prorroga por mais 15 dias a proibição de eventos e consumo de bebida alcoólica em espaços públicos. A determinação aconteceu após o município apresentar um aumento de 75% no número de pacientes internados pela Covid-19, na última quinzena.
Conforme o decreto, continua suspenso atividades em boates, casas de espetáculos, eventos e similares. Ainda está proibido a realização de eventos esportivos em locais públicos e privados, incluindo jogos e demais eventos.
Além desses, não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos, onde possa ocasionar aglomeração.
Aumento dos casos
Conforme dados do boletim municipal, em 15 dias, Confresa registrou um aumento de 173 novos casos de contaminação, além de mais duas vítimas fatais pela doença.
Os casos graves também aumentaram, sendo contabilizados um aumento de 75% nas internações, já que no último dia 15 de janeiro, a cidade registrou 8 internações, e nesta sexta-feira (29), Confresa apontou 14 internações, dentre esses, seis estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
O município ainda tem 67 casos ainda em tratamento.
Imunização
Prefeitura Municipal de Confresa
Confresa já recebeu cerca de 221 doses da vacina contra o novo coronavírus. Na primeira remessa, a cidade recebeu 131 doses da vacina CoronaVac e logo depois mais 90 doses da CovShield, vacina produzida pela AstraZeneca/Oxford em parceria com a Fiocruz.
Conforme foi divulgado pela prefeitura, as duas primeiras pessoas que receberam a imunização foram as técnicas em enfermagem, Deuzélia Gonçalves Brandão, que atualmente trabalha no Hospital Municipal, e Régina Francisca Ferreira, que trabalha na central de triagem do Covid-19.
Quem aplicou a primeira vacina foi o atual Secretário de Saúde, Elton Messias.