Andrezza Dias
Da Redação
Nova Xavantina é a única cidade de Mato Grosso com risco “alto” de contaminação pelo coronavírus, conforme classificação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) na segunda-feira (8). De acordo com a pasta da Saúde no município, parte da população tem resistido em seguir as normas restritivas impostas por decreto para conter o vírus.
O Boletim Informativo n° 337 da SES-MT mostra a classificação de risco “alto” em Nova Xavantina a partir da página 9). O sistema leva em consideração o número de casos ativos, casos confirmados da doença nos últimos sete dias em relação à semana anterior e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os jovens são os que temos que ficar fiscalizando. Nós bloqueamos a cidade, eles vão para as fazendas e fazem festas escondidas
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fabíola Zuffo, alertou que os jovens e adultos, entre 19 a 49 anos, têm sido os mais contaminados pelo vírus em Nova Xavantina. “Os jovens são os que temos que ficar fiscalizando. Nós bloqueamos a cidade, eles vão para as fazendas e fazem festas escondidas”, explicou.
Ainda de acordo com a secretária, foram intensificadas as ações de fiscalização que estão sendo promovidas por agentes da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Polícia Militar e até Corpo de Bombeiros. “Estamos na rua e notificando muitos bares”, disse.
Ilza também disse que o alto número de denúncias relacionadas à fiscalização das medidas restritivas do Decreto Municipal nº 4.040/2021 atrapalha a rota da PM no atendimento das ocorrências de ‘rotina’.
Até esta segunda-feira (8), Nova Xavantina contabilizava 1.201 casos confirmados de Covid-19, destes, 942 casos recuperados, 237 pacientes em isolamento domiciliar, três internados e 19 óbitos já registrados.
SES-MT