BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Terça-feira, 24 de Junho de 2025

CIDADE Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021, 10:47 - A | A

18 de Janeiro de 2021, 10h:47 - A | A

CIDADE / Ensino

Escola Militar de Barra do Garças terá início das aulas de forma remota; confira

Dirigida pelo tenente coronel Guedes, as matrículas online bateram recorde de reserva pelos alunos que terão início das aulas de forma remotas no dia 8 de fevereiro.

Emily Tinan
da Redação



Atuando no modelo de gestão Militar, a Escola Militar Tiradentes irá atuar em Barra do Garças no prédio da escola Estadual São João Batista. Dirigida pelo tenente coronel Guedes, as matrículas online bateram recorde de reserva pelos alunos que irão ter o início das aulas de forma remotas, no dia 8 de fevereiro.

Conforme o coronel Guedes, a escola irá atender 400 alunos desde o 6° ano do ensino fundamental até o 1° ano do ensino médio. Devido a pandemia, foi acordado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) que as aulas devem ser retomadas de forma online em um próprio sistema de educação. Já para os alunos que não tem condição de ter as aulas online, as atividades serão exercidas por apostilas.

Toda parte pedagógica, como professores, secretários, serventuários, limpeza, vigilantes e merendeiras são cedidos pela própria Seduc.

Nos moldes militar, a escola também irá ofertar enaltecimento da disciplina, do patriotismo, do civismo e da hierarquia, que serão ensinados por sargentos da Polícia Militar de Barra do Garças. Cada militar irá compor uma coordenadoria de disciplina que monitora as salas de aulas.

Ainda conforme Guedes, as aulas de disciplina só poderão ser ofertadas assim que houver a permissão do Estado para o retorno presencial das atividades.

O uniforme escolar também serão novos e devem seguir o padrão do fardamento da escola Tiradentes.

A estrutura da escola está sofrendo reformas e adequações para recebimento dos estudantes. A mudanças serão realizadas na parte da pintura e das instalações de climatizadores. Um refeitório também será construído.

Matrículas presenciais

Alunos que desejam ingressar na nova escola Militar devem levar documentos, como declaração de transferência escolar, identidade, certidão de nascimento e carteira de vacinação.

As primeiras vagas foram reservadas de forma online pelo site da Seduc que priorizou a rematrículas de alunos que já estudavam na escola.

Com o encerramento das matrículas de forma online, a administração aguarda para poder oficializar a quantidade de vagas que ainda podem ser preenchidas.

Mais sedes

A Escola Estadual Militar Tiradentes que já possui sedes em Cuiabá, Rondonópolis, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juara e Confresa, está descentralizando seu modelo para as cidades como Primavera do Leste, Água Boa, Vila Rica, Juara, Barra do Garças, além de outros municípios do Nortão.

A meta do Governo do Estado e da PM é ampliar de 7 para 19 o número de escolas militares em Mato Grosso.

Em 2019 e 2020, as Escolas Estaduais Tiradentes da Polícia Militar mantiveram o nível de excelência de ensino. Os mais de 3,1 mil alunos matriculados obtiveram notas muito acima da média em avaliações como Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

(Com informações do Araguaia Notícias)

Comente esta notícia