CIDADES Quinta-feira, 15 de Junho de 2023, 16:09 - A | A

15 de Junho de 2023, 16h:09 - A | A

CIDADES / competição

Grupo de Água Boa é classificado para final do Festrilha

O Festrilha é realizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas (FMTQ)

Da Assessoria



O grupo “Pega Fogo”, de Água Boa, foi classificado pra representar o município na final do maior e mais importante concurso junino do estado, o Festrilha, que vai acontecer em Tangará da Serra, entre os dias 22 e 24 de junho.

O movimento é composto por grupos variados de quadrilhas juninas e as apresentações que aconteceram na noite do último sábado (10), durante o 3º Arraiá Coração do Brasil, fazem parte da 4ª etapa eliminatória da competição, com participação das juninas “Pega Fogo” de Água Boa e “Paixão Junina”, de Querência. 

O grupo folclórico “Flor Ribeirinha”, de Cuiabá, foi responsável pela abertura do festival e encantou o público com um show de cultura e emoções. “Coisa mais linda que já assisti na vida! Obrigada pela oportunidade, foi arrepio do começo ao fim! Emoção pura!”, declarou a professora Silvana Zagonel. A noite também contou com uma linda apresentação especial do grupo Átila Rodrigues Falcão de Canarana.

Com o tema: “De brilho ou chitão, o importante é dançar o São João”, a junina "Pega Fogo”  apresentou uma linda história de amor, com direito a um casamento cheio de brilhos e pompas no estilo junino. No cenário, fogueiras, igreja, escadaria, árvore com o nome do casal, luzes e um balanço estilizado e uma enorme caixa com laços de onde saiu o presente dos pais da noiva, o casal de reis, para animar ainda mais o casamento. 

 A junina  “Paixão Junina”, de Querência, teve como tema “Nordeste Merece Respeito, Diga Não ao Preconceito”. E foi dizendo não à xenofobia e sim ao amor que o grupo apresentou o reencontro do casal de noivos nordestinos, Ariane e Jamerson, com uma história de enfrentamento ao preconceito e a beleza das tradições e do povo nordestino.

“Este é o primeiro ano que estamos competindo e representando Água Boa, e recebemos todo o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Cultura, que não mediram esforços para nos ajudar. Assim que chegamos no quadrilhódromo e vimos a quantidade de público que foi pra prestigiar nossa apresentação e a de Querência, o coração disparou, tanto eu como presidente da junina como os demais integrantes ficamos muito felizes e satisfeitos em ver o público pra prestigiar e a integração no decorrer da apresentação. É muito gratificante, foram 4 meses de ensaios durante a semana e até de madrugada nos sábados e domingos, então valeu ver todo esse esforço sendo reconhecido pelas pessoas,” declarou o presidente da Junina “Pega Fogo”, Higor Angelo dos Santos.

 As duas juninas contagiaram o público e receberam muitos elogios, mas foi a “Pega Fogo” que mais conquistou os jurados, e na apuração de domingo (11), ficou com 209, 4 pontos, o que representa o 2º lugar no ranking geral, até o momento. A  “Paixão Junina” ficou com 207,3 pontos.

 Na final, em Tangará da Serra, competem as 14 melhores juninas. Ainda faltam 3 apresentações, que vão acontecer no polo de Torixoréu, no próximo sábado, 17 de junho, completando os polos regionais. 

O prefeito Dr. Mariano prestigiou o evento, acompanhado pela família, e agradeceu a todos os envolvidos na organização, aos patrocinadores, aos moradores e visitantes e em especial aos participantes do Festrilha que levaram ainda mais beleza pra segunda noite do Arraiá Coração do Brasil.

O Festrilha é realizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas (FMTQ) e a junina vencedora vai ganhar uma premiação em dinheiro e representar o estado de Mato Grosso no concurso nacional de quadrilhas, que acontece nos dias 6 e 7 de julho.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Nilo Arraiá

 



Comente esta notícia