BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 15 de Junho de 2025

CIDADES Sexta-feira, 19 de Março de 2021, 08:20 - A | A

19 de Março de 2021, 08h:20 - A | A

CIDADES / Pela primeira vez

Indígena Karajá de São Félix do Araguaia é selecionado para servir a Marinha do Brasil

Além da formação militar, esta ação tem proporcionado oportunidade de um primeiro emprego para os jovens da região

GN Comunicação



A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia selecionou um indígena Karajá para servir as Forças Armadas pela primeira vez.

A Agência da Marinha, no período de 13 a 16 de outubro, selecionou 32 jovens da região Norte Araguaia para prestação do Serviço Militar Obrigatório em 2021.

Por meio desta seleção anual, quatro jovens da região foram escolhidos para cumprirem o Serviço Militar na Agência Fluvial de São Félix do Araguaia.

No dia 1º de março, dois jovens selecionados, dentre estes um indígena Karajá, iniciaram o Curso de Formação de Recruta. Após a conclusão deste curso, eles servirão a Marinha como Marinheiros-Recrutas. O jovem indígena Wouria Karajá da Aldeia Fontoura será o 1° Karajá militar.

Esta ação foi possível, devido a atuação do Ex-Agente Fluvial de São Félix do Araguaia, Capitão-Tenente Jaecy Fonseca de Medeiros, que declarou: “Ao conhecer as características das comunidades ribeirinhas e indígenas do Norte Araguaia e Ilha do Bananal, chegou ao entendimento de que além da nossa missão institucional de prover segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção de poluição hídrica, tinha a obrigação de contribuir com desenvolvimento social destas comunidades”.

O capitão também ouviu vários pedidos, como o da Sra Lenimar, esposa do Cacique João Werreria da Aldeia Werebia, que na ocasião afirmou o quão importante seria para os jovens indígenas uma oportunidade na Marinha do Brasil.

Além da formação militar, esta ação tem proporcionado oportunidade de um primeiro emprego para os jovens da região.

Comente esta notícia