Kayc Alves
Da Redação
A Câmara de Vereadores de Pontal do Araguaia realizou audiência pública, nesta quinta-feira (5), para discutir solução à dificuldade no trânsito da avenida Universitária. Uma das propostas é desobstruir o tráfego com a proibição de estacionamento em um dos lados da via.
A avenida é a única via de entrada e saída do município e é tomada por grande fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico. É onde também se concentra a maior parte do comércio local, que usa os limites da pista como estacionamento.
Segundo o presidente da Câmara, Leandro Cardoso (PSB), o trânsito intenso e a falta de planejamento no local tem ocasionado acidentes. “O ideal ali seria que se fizesse um projeto para uma outra saída. A gente sabe que o nosso município tem só uma. Mas enquanto esse acesso alternativo não acontecer, precisamos tomar algumas medidas paliativas.”
A dificuldade para transitar na avenida também foi relatada pelo sub-tenente da Polícia Militar Valdinei Alves Borges, encarregado pelo policiamento em Pontal. Segundo ele, em alguns pontos, a via é mais estreita e os estacionamentos acabam obstruindo a passagem. “É complicado fazer as rondas policiais com veículos estacionados dos dois lados.”
Flávio Corujinha (PSD) sugeriu como solução imediata o estacionamento alternativo. “Ou seja, você estaciona só de um lado da via, alternando entre os dois lados. No trecho que tem estacionamento do lado direito não tem do lado esquerdo, sobrando mais espaço para a circulação.”
Já para o chefe do Ciretran de Barra do Garças, Carpegiane Gonzaga, “a melhor opção é o estacionamento apenas de um lado.” Ele sugeriu que seja solicitado ao Detran a realização de um estudo de engenharia aplicada na área para confirmar a melhor solução e averiguar qual seria o impacto na comunidade diretamente afetada.
Segundo o prefeito Gerson Rosa (PSDB), também presente na audiência, o projeto já começou a ser viabilizado. Ele confirmou que a prefeitura pediu para confeccionar as placas de trânsito informando sobre a proibição do estacionamento.
A atividade de ciclismo na cidade foi outra preocupação, pontuada pelo presidente Leandro. “O ciclismo é muito forte em Pontal. Talvez com a contribuição técnica de engenharia do Detran, pudéssemos pensar em como beneficiar também os ciclistas.”
A audiência também contou com a presença da vereadora Mara Rubia (DEM) e do representante da Agência de Trânsito de Pontal do Araguaia, Julio César Moraes de Sousa. Os participantes lamentaram a ausência da população e dos comerciantes da avenida Universitária no evento.
De acordo com o presidente da Casa, todos os comerciantes foram oficializados sobre a audiência. “Não podemos tomar nenhuma decisão sem ouvir quem gera emprego e renda no município”, disse.
Uma próxima audiência, com a presença de técnicos do Detran, foi pré-agendada para o próximo dia 24, às 20h. O vereador Leandro destacou que convocará população e comerciantes, mas as decisões serão tomadas, mesmo com a ausência da comunidade.