Neiriane Santos
Da Redação
Na última sexta-feira (19) a prefeita de Alto Taquari, Marilda Sperandio (DEM), em um programa da sua gestão, fez o balanço sobre as medidas que o município tem tomado para combater a propagação do novo Coronavírus e pediu a população que tenha paciência e respeitem o decreto estadual de toque de recolher.
Marilda também afirmou que assinou um documento de intenção de compra de 8 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Além disso, a prefeitura deve comprar mais respiradores para tratar pacientes internados com Covid-19.
O município conta atualmente com 5 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 5 semi UTIs para tratamento de pacientes infectados pelo vírus. De acordo com a Marilda a prefeitura já se prepara para caso haja a necessidade de ampliar o número de UTIs e de equipamentos para o tratamento dos pacientes com Covid.
A prefeita também falou sobre a necessidade de identificar os casos de pacientes infectados com o vírus ainda no início da doença e pediu para que as pessoas que estejam apresentando sintomas procurem o Centro de Combate à Covid-19 (Sentinela), para serem testados e receberem o tratamento médico adequado. Além disso, o programa de testagem em massa deve continuar acontecendo para identificar pessoas assintomáticas.
A prefeita também pediu que a população adote as medidas de biossegurança, usando máscaras, lavando as mãos e evitando aglomerações. Marilda também pediu que o decreto seja respeitado, “nós somos obrigados a seguir o decreto estadual, tem lugares que estão em lockdown, aqui ainda podemos circular durante o dia, então eu peço que vocês tenham paciência e respeitem o toque de recolher depois das 21 horas”.
A Dra. Luciana, médica do Sentinela falou sobre mais uma estratégia adotada para evitar a propagação do vírus. A profissional de saúde reforçou a importância do diagnóstico precoce e do isolamento das pessoas infectadas.
Além disso, o Centro de Combate a Covid-19 dividiu seu atendimento em blocos com horários diferentes para receber pacientes já infectados e pacientes com suspeitas e evitar que eles tenham contato entre si.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde Alto Taquari conta com 118 casos ativos confirmados do novo coronavírus e 101 suspeitos. Desses, 5 confirmados estão hospitalizados e os demais em isolamento domiciliar.