BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024

CIDADES Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023, 14:42 - A | A

19 de Janeiro de 2023, 14h:42 - A | A

CIDADES / PREVENÇÃO

Prefeitura de Barra do Garças intensifica fiscalização para detectar focos do mosquito Aedes Aegypt

Os agentes de combate a endemias e a Vigilância Sanitária estão vistoriando imóveis residenciais e comerciais a fim de identificar criadouros do Aedes Aegypti.

Secom-BG



Com um aumento das chuvas, as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo intensificadas pela Secretaria de Saúde de Barra do Garças. Os agentes de combate a endemias estão vistoriando casas, escolas, prédios comerciais e construções com acúmulos de lixo, entulhos e recipientes que acumulam água parada visando detectar possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O Aedes Aegypti habitualmente deposita seus ovos em qualquer local que acumule água, portanto, é de suma importância que a população mantenha seus quintais limpos e realize o descarte correto do lixo, além de realizar a limpeza de calhas, caixas d'águas, piscinas e semelhantes.

Os agentes de endemias estão diariamente nos bairros visitando as residências do município e orientando a população quanto aos cuidados necessários para combater o mosquito. Já a Vigilância Sanitária atua por meio de denúncia ou solicitação dos agentes para notificar proprietários de imóveis que possuem criadouros de mosquitos.

Secom-BG

Vigilância Sanitária

 

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Lidyane Sousa explica que caso haja omissão ou reincidência por parte do proprietário quanto a limpeza do imóveis, ele poderá ser multado. “A equipe da Vigilância Sanitária visita os locais indicados pelos agentes de endemias e caso sejam encontradas larvas dos mosquitos nesses imóveis, será feita a notificação para que o proprietário efetue a limpeza dentro de um prazo estipulado. Se o problema persistir ou o proprietário se negar a fazer a limpeza do local ele poderá ser multado”.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem trabalhado com a fiscalização e notificação de terrenos e lotes baldios que possuam acúmulo de lixo e possíveis criadouros do mosquito. Nestes casos os proprietários também poderão ser multados caso não efetuem a limpeza dentro do prazo estipulado pelos agentes.

A população também pode auxiliar denunciando lotes e terrenos baldios com acúmulos de lixo para a Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones: (66) 3401-5389 e (66) 99612-0815. Já as denúncias de imóveis podem ser encaminhadas à Vigilância Sanitária, através do telefone: (66) 9 9218-1186.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Grupo Leste

Unimed Araguaia FIM de Ano

 



Comente esta notícia