Andrezza Dias
Da Redação
Secom-MT

O prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo (MDB), confirmou nesta quarta-feira (17) que um engenheiro está realizando um estudo hidrológico em córregos do município para a elaboração do projeto de novas pontes. O estudo é uma das etapas para formalizar parceria com o Governo do Estado no maior programa de construção e substituição de pontes de madeira já realizado no Brasil.
Segundo Adelcino, Pontal do Araguaia possui 25 pontes de madeira, destas, 20 já passaram pelo estudo hidrológico. O objetivo é construir 20 pontes que serão liberadas aos poucos conforme apresentação dos projetos à Sinfra-MT.
O prefeito explicou que o estudo será enviado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), a qual determinará se nestes locais serão construídos pontes ou bueiros metálicos.
Programa de pontes em MT
Lançado no ano passado pelo governador Mauro Mendes (DEM), o programa é um contrato de operação de crédito na ordem de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção de 5.000 pontes e aquisição de equipamentos rodoviários, materiais e insumos destinados à execução de obras de infraestrutura em Mato Grosso.
Após seleção de projetos, os municípios serão responsáveis pela elaboração do projeto executivo e pelos serviços de execução das obras, que poderão ocorrer tanto em rodovias estaduais quanto municipais não pavimentadas.
Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Ponte sobre o córrego Aguassu em Santo Antônio de Leverger