Assessoria
A prefeitura municipal de Porto Alegre do Norte investiu na inovação e informatização do Sistema de Identificação Civil. Hoje a equipe conta com um equipamento tecnológico e sofisticado para confecção de carteiras de identidades (RG - Registro Geral).O equipamento possui um sistema informatizado de emissão de fotografias e biometrias, dando mais agilidade e praticidade no atendimento à população, assim facilitando a vida do cidadão portoalegrense.
Como já está em fase de implantação os processos serão todos realizados de forma rápida e com total comodidade, além de dispensar utilização de foto 3/4. Com a aquisição do kit biométrico, a tecnologia permite a coleta em uma plataforma informatizada com uma máquina fotográfica, um ipad para assinatura e um coletor de digitais.
No mesmo dia em que são realizados os atendimentos, os dados são enviados para o papiloscopista do setor de análise e confronto da POLITEC (Perícia Oficial e Identificação Técnica) de Cuiabá. Lá são realizadas as conferências dos dados e das impressões digitais para posterior confecção dos documentos em uma empresa de segurança no Estado de São Paulo.
O processo de análise e confronto leva em torno de três a cinco dias úteis. A partir dele, é gerado um número do Registro Geral (RG). Gerando uma redução significativa no prazo de entrega dos RGs, principalmente no interior do Estado. Antes, os processos demoravam em média de 30 a 90 dias para serem analisados.
Esse novo equipamento gerou uma redução de 15 a 20 dias nos postos de identificação do interior do estado, o que corresponde a uma redução de 40% no prazo em relação aos anos anteriores.
Para maiores informações relacionadas à emissão da Carteira de Identidade, a comunidade interessada deverá dirigir-se ao Posto de Identificação 063. Localizado anexo ao Centro de Múltiplo Uso – CMU. O funcionamento é das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Também poderão pedir informações pelo telefone (66) 3569-1829.
Além do número do RG, o documento irá conter o CPF e 15 dados opcionais como o nome social, o número do Documento Nacional de Identificação (DNI), Título de Eleitor, NIS/PIS/PASEP, Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cartão Nacional de Saúde, identidade profissional, e tipo/fator RH sanguíneo.
O secretário municipal de administração e finanças, Carlos Tomazetto, vem desenvolvendo um projeto que visa a informatização e modernização de sistemas no município. E a Junta Militar esta cada vez mais bem preparada para atender a população portoalegrense.