CIDADES Sábado, 13 de Março de 2021, 17:21 - A | A

13 de Março de 2021, 17h:21 - A | A

CIDADES / PORTAL DA AMAZÔNIA

Projeto de revitalização da avenida Universitária cria nova ‘porta de entrada’ para Pontal; VÍDEO

Proposta considerada audaciosa promete dar uma nova cara a cidade e oferecerá academia, pista de caminhada e ciclovia para população pontalense

Andrezza Dias/Ronan de Sá
Da Redação



O prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo (MDB), apresentou na tarde desta sexta-feira (12) o projeto que promete transformar a entrada do município por meio de revitalização e urbanização da avenida Universitária. Além do prefeito, também estiveram presentes os arquitetos da proposta, o vice-prefeito Luciano Costa (PSD) e os vereadores Cláudio Freitas, Evanio Pereira, Wilsa Lacerda, Fabiana Corte e Vini Jack.

Adelcino se mostrou contente com o projeto estimado em R$ 3 milhões e o classificou como audacioso. Ele acredita que Pontal do Araguaia ganhará um ponto turístico atraindo moradores e visitantes para o local.

Dionísio Carlos, arquiteto responsável pelo projeto, disse que inicialmente o prefeito Adelcino solicitou a revitalização da avenida, mas ao visitar o local decidiu explorar o fato de o município ser a ‘porta de entrada’ para a Amazônia Legal. “Eu achei que ali devia ter uma espécie de memorial, o qual eu chamei de Memorial da Amazônia, que pudesse atrair a curiosidade dos visitantes. [...] A partir daí criamos uma espiral que tem sido muito bem recebida por ser algo exotérico”, explicou o arquiteto.

Esta estrutura em formato de espiral preservará uma árvore histórica para a cidade, uma figueira que está no local há anos, o qual era ponto de encontro entre boiadeiros que passavam pela região.

Semana7

Aspiral Avenida Universitária

Espiral que preservará uma figueira histórica na avenida Universitária em Pontal do Araguaia

 

 

Conforme a arquiteta Lucia Ribeiro, o local contará com academia, além de um ponto de parada como uma lanchonete. A proposta também visa um percurso de aproximadamente 4 km de pista para caminhada e ciclovia para a população. Esta parte do trajeto também terá iluminação de LED no ponto central e nos dois lados da pista.

Agora, a prefeitura busca recursos para executar a proposta que já possui 800 mil reais viabilizados pelo vereador de Pontal do Araguaia Cláudio Freitas (DEM). Ele contou que esteve em Brasília junto ao vice-prefeito Luciano Costa e conseguiu o recurso através de emenda parlamentar do deputado federal Emanuel Pinheiro (PTB-MT). “Nós mostramos o projeto impactante que vai dar uma nova cara para Pontal do Araguaia e prontamente o deputado Emanuel entendeu a importância da obra”. 

Veja fotos do lançamento:

image
image
image
image
image
image
image


Comente esta notícia