Andrezza Dias
Da Redação
Os radares instalados ao longo da avenida Ministro João Alberto, principal via de Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), poderão ser desligados até a conclusão das obras de construção do anel viário na cidade. Implantados em agosto de 2020, os equipamentos de controle de velocidade têm sido alvo de reclamações por parte da população sobre a quantidade de multas aplicadas.
Em conversa com o Semana7, nesta sexta-feira (23), o secretário de Planejamento Urbano e Obras, Júlio César Gomes do Santos, afirmou que o assunto foi levantado com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antônio Gabriel Oliveira, durante uma vistoria do Ministério Público Federal (MPF) e da autarquia no andamento das obras de drenagem nas avenidas Presidente Vargas e Ezequiel de Carvalho, na última quarta-feira (14).
“A nossa proposta seria desligar os radares até a conclusão do anel viário pela questão de que, muitas vezes, a pessoa é obrigada a parar no meio da faixa de pedestre porque não consegue ultrapassar com uma carreta na frente impedindo a passagem. As pessoas acabam sendo multadas por uma questão ligada ao anel viário”, explicou o secretário.
Semana7
Ainda de acordo com o secretário Júlio César, uma reunião com o prefeito Adilson Gonçalves (PSD) será solicitada nos próximos dias para discutir a proposta e formalizar o pedido ao DNIT.
No início de março deste ano, o vereador Jaime Rodrigues (MDB) levou uma indicação à Câmara Municipal de Barra do Garças pedindo a retirada total ou parcial destes aparelhos que, segunda a justificativa apresentada, apesar de existirem em cada semáforo da avenida, não evitam acidentes e nem resolvem o problema de imprudência no trânsito.
Anel viário
O Anel Viário deve ajudar a população de Barra do Garças retirando o fluxo de veículos pesados do centro da cidade e diminuindo a incidência de acidentes de trânsito. Além disso, a obra beneficiará diretamente o escoamento de produção agrícola na região contribuindo com o desenvolvimento econômico de todo o Estado, já que a BR-070 e a BR-158 são as principais rotas para escoar a safra produzida em Mato Grosso até outras regiões do país.