CIDADES Quinta-feira, 27 de Julho de 2023, 08:22 - A | A

27 de Julho de 2023, 08h:22 - A | A

CIDADES / aldeia são marcos

Unidade da Funai em Barra do Garças tem novo coordenador

Posse de Michel Rã'wa Tsa'e'omo'wa, do Povo Xavante, ocorreu na última sexta-feira (21)

Da Redação



Matheus Araújo

posse Michel Rã'wa Tsa'e'omo'w, coordenador funai BG

 

Michel Rã'wa Tsa'e'omo'wa, do Povo Xavante, assumiu a Coordenação Regional Xavante em Barra do Garças (MT) na última sexta-feira (21). A nomeação é considerada importante pelas lideranças Xavante da região, que compareceram para prestigiar a posse realizada na Aldeia São Marcos, localizada no município, com a presença da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), representada pelos assessores Ana Paula Sabino e Martinho Alves.

A celebração começou com uma entrada tradicional do povo Xavante, seguida por uma série de apresentações e discursos das lideranças presentes. Damião Paridzané foi um dos primeiros caciques a discursar e encerrou sua fala destacando a presença da presidência da Funai, para em seguida enviar calorosas felicitações à Presidenta Joenia Wapichana.

Durante o evento, a assessora parlamentar da Funai, Ana Paula Sabino, expressou sua gratidão e enfatizou a importância de avançar nas políticas públicas em territórios indígenas. Ela destacou: "O momento é de construir estratégias junto com as comunidades para pensar no avanço das políticas públicas que contemplem a realidade do Povo Xavante, sejam elas de acesso e promoção à cidadania, segurança alimentar e, até mesmo, gestão territorial para que o Povo Xavante possa seguir fortalecendo seu modo tradicional de viver".

O evento também contou com a presença de representantes do Governo do Estado de Mato Grosso, juntamente com a Casa Civil especializada em assuntos indígenas, representantes da CR Funai local, representantes de organizações indígenas e o Professor Osvaldo, que contribuiu muito com seu discurso, representando fortemente todos os professores Xavante.

Durante seu discurso, Osvaldo fez um pedido especial para que os servidores mais experientes que trabalham na Funai regional ensinem ao novo Coordenador o caminho a ser seguido em sua nova jornada, destacando: "Rosimeire, da CR Xavante e Agnaldo, da Casa Civil, que ensinem o caminho para ele. Como uma criança quando é ensinada e cresce bem instruída".

Sobre Michel Rã'wa Tsa'e'omo'wa:

O novo Coordenador Regional da Funai é graduado em Educação Intercultural - Ciências da Cultura, pela Universidade Federal de Goiás. Anteriormente, foi diretor da escola indígena Hu'uhi, localizada na Terra Indígena São Marcos. Sua trajetória tem sido marcada por um compromisso de diálogo com as lideranças de base, e seu objetivo é ampliar esse diálogo para outros territórios habitados pelo Povo Xavante.

Coordenação Regional Xavante (MT):

Localizada no município de Barra do Garças e criada em 2010, a CR atua em conjunto com a comunidade indígena Xavante. A coordenação tem a responsabilidade de atender as áreas indígenas onde vivem os Xavante, abrangendo os municípios de Barra do Garças (MT), General Carneiro (MT), Poxoréu (MT), Novo São Joaquim (MT), Paranatinga (MT), Campinápolis (MT), Santo Antônio do Leste (MT), Primavera do Leste (MT) e Nova Xavantina (MT), onde residem aproximadamente 16,8 mil indígenas. Garantir, proteger e promover os direitos dos povos indígenas que vivem na região tem sido sua grande responsabilidade como uma Coordenação Regional da Funai.

(Com Assessoria da Funai)

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

PMAB Empreender1200

 

image
image


Comente esta notícia

João Batista Soares 28/07/2023

Só acredito em política eficiente quando os indígenas deixarem de proteger as florestas as custas de suas próprias vidas, fome, miséria, doenças e subdesenvolvimento.

1 comentários

1 de 1