CIDADES Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 15:47 - A | A

25 de Junho de 2021, 15h:47 - A | A

CIDADES / homologação

Veja parecer técnico que consolidou Confresa como sede do Hospital Regional do Araguaia

A área onde será construída a unidade hospitalar está localizada na BR-158, saída para Porto Alegre do Norte.

O Araguaia



A população de Confresa comemorou a notícia sobre a implantação do Hospital Regional do Norte Araguaia no município. A decisão do governador Mauro Mendes (DEM) e equipe técnica que consolidou a cidade como polo regional foi tomada na última quarta-feira (16) com a homologação do parecer técnico. A área onde será construída a unidade hospitalar está localizada na BR-158, saída para Porto Alegre do Norte.

O local tem fácil acesso para a população de toda a região, visto que estará inserida na principal rodovia, a qual perpassa praticamente todas as cidades do Norte Araguaia mato-grossense.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) trabalha para lançar os editais de licitação para construção dos quatro novos hospitais regionais, nas cidades de Alta Floresta, Juína, Confresa e Tangará da Serra. As unidades de saúde serão construídas em terrenos doados pelas prefeituras.

A Superintendência de Obras da SES-MT explica que, para a construção das unidades, é feita uma parceria com os municípios, que ficam responsáveis por adquirir o terreno e doa-lo para a gestão estadual, que fará a obra. Além disso, antes da construção, as prefeituras devem fazer a sondagem e a topografia da área.

Em Confresa, a área é de 66.980,5 metros quadrados foi desapropriada amigavelmente, e a escritura do imóvel já está em nome do município.

“Uma obra dessa dimensão possui inegável interesse público, não havendo que se cogitar na hipótese de um interesse meramente patrimonial, prevalece sob todo o interesse público da população daquela região”, diz outro trecho do magistrado.

Finalizando a decisão, o juiz foi enfático em dizer que o interesse público é superior ao privado. “Em atenção ao princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, eventual apossamento administrativo de bem particular há de ser resolvido na via da ação de desapropriação indireta, sendo incabível se pretender obstar a construção de um Hospital Regional que atenderá uma população de mais de cem mil habitantes”, concluiu.

Ronio Condão, prefeito de Confresa, também comemorou com toda sua equipe e os munícipes a decisão do estado. “Não há alegria maior para um médico que também é gestor do município saber que abrigaremos uma construção de tanta importância para a saúde da região. Em breve o Hospital Municipal terminará sua ampliação, e quando os dois hospitais estiverem em funcionamento, seremos referência na saúde do Norte Araguaia. Quero agradecer imensamente ao governador Mauro Mendes, ao deputado estadual Nininho, deputado federal Neri Geller, o senador Carlos Favaro, o ex-deputado Baiano Filho, a todos os prefeitos e vereadores da região e ao empresário Ricardo Babinski que doou o terreno”.

Ricardo Babinski teve grande importância no processo arrumando a área para o município que imediatamente o Dr. Ronio providenciou a escritura junto a Frenova e o cartório de registro civil.

Equipado para atendimentos de média e alta complexidade, a unidade terá 111 leitos de enfermaria, 40 UTIs, 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 centros cirúrgicos, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia.

Mauro Mendes garantiu que a obra vai seguir o padrão de qualidade do Governo de Mato Grosso, com toda a estrutura necessária para o atendimento digno à população e que, o dinheiro para a execução da obra já está em caixa.

A previsão é que após a licitação e a definição da empresa que irá tocar a obra, o hospital seja entregue em até 24 meses.

Veja o parecer clicando AQUI.



Comente esta notícia