Da Redação
O 1º Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e da secretária adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Luciane Bertinatto, nessa quarta-feira (14), em Barra do Garças.
O evento que acontece até o final da tarde desta sexta-feira (16) no Parque de Exposições Eliziário José Farias, visa oferecer assessoria gratuita aos produtores rurais da região sobre diversas demandas fundiárias e ambientais.
De acordo com o vice-governador, o principal objetivo do governo estadual era trazer um balcão de atendimento da Sema-MT para que os produtores rurais possam tirar dúvidas sobre as obrigações, bem como os registros de suas propriedades no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). “Nós temos responsabilidade ambiental. Estamos mantendo nossos ativos ecológicos e a responsabilidade do governo do Estado, através da Sema, é cumprir a lei. Dar o direito de o produtor trabalhar e também cobrar a responsabilidade de conservar”, afirmou Pivetta.
O mutirão ambiental também é uma forma de aproximação entre a Sema-MT e o produtor, com foco em sanar dúvidas o processo de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para garantir o sucesso na validação do registro, segundo secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto. Ela também aproveitou a visita ao município para conhecer a área que irá receber a nova sede da Sema em Barra do Garças.
Para o prefeito municipal, Adilson Gonçalves (PSD), o Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia é de extrema importância. “Através da regularização ambiental, o produtor tem como desenvolver suas atividades econômicas lastreado nas nossas leis vigentes. Então, esse evento é para que ocorra exatamente isso, essa aproximação entre os nossos produtores com nossos órgãos ambientais para que eles tomem conhecimento do que é necessário e para que tenham essas instituições como parceiras. É o que temos feito também aqui no município”, pontuou o gestor.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).