BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 24 de Abril de 2023, 08:03 - A | A

24 de Abril de 2023, 08h:03 - A | A

CIDADES / Festa popular

XIII Feira da agricultura familiar de Baliza (GO)

A tradicional festa conta com a parceria da Câmara de Vereadores, prefeitura do município, da comunidade e de feirantes local.

Da Redação



A 13ª edição da Feira da Agricultura Familiar de Baliza acontecerá em 05 de Maio, a partir 16 horas, em frente à prefeitura, cuja programação consta de shows, exposição cultural e um bingo recheado de premiações em dinheiro e brindes que, segundo seus organizadores, são valiosos. O show da noite ficará por conta dos cantores Guilherme Silva e Negão Chandon.

A tradicional festa conta com a parceria da Câmara de Vereadores, prefeitura do município, da comunidade e de feirantes local.

A expectativa dessa realização ficas por conta do público composto por pequenos agricultores da região que sempre prestigiou com apreço essa feira que tem sua origem na agricultura familiar, uma vez que é no interior do município de Baliza que está o Assentamento Oziel Alves Pereira, conhecido como Bandeirantes, criado em 2002 e que reúne 553 famílias, organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Uma das atrações da feira é o Bingão, que conta com a maior premiação, segundo os organizadores, histórica: letra B - 01 bezerro, letra I - 01 leitoa, letra N - 01 tanquinho, letra G - 01 forno elétrico, letra O - 01 carneiro. Quatro cantos, 10 caixas de cerveja, primeira cartela cheia - R$ 1.302,00, segunda cartela cheia R$ 1.000,00.

Assessoria

Feira da Agricultura Familiar de Baliza (GO)

 

BANDEIRANTES

Esse assentamento corresponde ao processo tradicional de Reforma Agrária realizado pelo governo brasileiro, na qual famílias de camponeses pobres sem-terra recebem do governo um contrato chamado Termo de concessão de uso (TCU) de uma propriedade rural por 10 anos. Este contrato permite que as famílias possam explorar a terra, porém não podem vendê-la ou alugá-la.

Não só neste maior assentamento do país, legalmente, a terra pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) que na maior parte dos casos adquire propriedades rurais disponíveis, pagando ao seus proprietários o preço do mercado. Somente após 10 anos é que as famílias recebem o título de propriedade da terra e passam a ser os proprietários legais, podendo dela dispor conforme sua vontade.

 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Educação BG

 

Álbum de fotos

Assessoria

Assessoria

Assessoria

Assessoria

Assessoria



Comente esta notícia