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EDUCAÇÃO Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 13:59 - A | A

13 de Fevereiro de 2025, 13h:59 - A | A

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Aluna de Nova Xavantina e 4 de MT se classificam para próxima etapa do Parlamento Juvenil do Mercosul

Selecionados têm até 18 de fevereiro para mobilizar votos para o seu projeto; eleições ocorrem de 19 a 21 de fevereiro

Seduc - MT



Cinco estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso foram selecionados para a etapa de Campanha Eleitoral do Parlamento Juvenil do Mercosul. Cada classificado já produziu o seu projeto e vídeo de campanha com o tema desta edição 2025: “A integração regional e as mudanças climáticas”.

Foram classificados: Yasmim Gomes Evangelista (EE Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Nova Xavantina) - vídeo, Mikaelly Pereira Gomes (EE Militar Tiradentes, de Nova Xavantina) - vídeo, Giovane Prisco Rodrigues Pontes (EE Cora Coralina, de Comodoro) - vídeo, João Manoel Bolognani Silva (EE Mário Spinelli, de Sorriso) - vídeo, Wellita Caroline de Almeida Martins (EE Júlio Muller, de Barra do Bugres) - vídeo.

Para participar dessa etapa, os classificados devem encaminhar todas as documentações necessárias previstas no edital. A coordenação do Parlamento enviará um e-mail com o link do formulário a ser preenchido com o perfil do candidato. 

Os candidatos selecionados devem se organizar em suas escolas e comunidade para mobilizar votos para o seu projeto até 18 de fevereiro.

Os três mais votados avançarão para a etapa nacional do programa. Depois, apenas um seguirá para a etapa internacional.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O programa é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

O objetivo é ajudar os estudantes a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

Podem participar estudantes regularmente matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio em 2024, em escolas públicas municipais, estaduais ou distritais, e que tenham nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.

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