Da Redação
Semana7
Pesquisador na área de Ensino e Formação continuada de professores, o ex-secretário de Educação de Ribeirãozinho Marcos Vinicius Carrijo de Freitas lançou, recentemente, o livro “Experimentação no ensino de ciências: do processo formativo à prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental”.
A obra foi produzida a partir de uma dissertação de seu mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário Barra do Bugres.
O livro traz uma investigação sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e mostra que a prática pedagógica em geral ainda é revestida por uma abordagem positivista, caracterizada por uma tendência de exposição, e que a participação dos alunos no processo de ensino tem diminuído. Aliada a essa dificuldade do lado didático e metodológico, os achados da pesquisa trazem uma percepção da ciência como entidade estranha à produção humana, ou seja, o conhecimento científico é tratado de forma descontextualizada, sem referência a aspectos históricos, políticos, culturais, econômicos e sociais.
Em entrevista ao Semana7, Carrijo comentou sobre o processo de escrita da obra. "Esse é meu primeiro livro de autoria própria, fruto da minha dissertação de mestrado e, confesso que escrever não é fácil, mas o desejo de contribuir com o ensino é mais forte. Aprendi que todos nós temos muito a colaborar com a ciência, principalmente através da pesquisa, deixando que o conhecimento adquirido seja recursos para novas observações", disse.
Sobre o autor
Além de ser pesquisador na área de Ensino e Formação continuada de professores, Marcos Vinicius Carrijo foi secretário municipal de Educação de Ribeirãozinho nos últimos oito anos. É graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Apresenta especialização em Gestão Educacional; Docência do Ensino Superior; Educação Profissional e Tecnológica e Educação Especial e Inclusiva. É mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Foi membro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no subprojeto Biologia, no Campus Universitário de Nova Xavantina, vinculado na Pró-reitoria de Ensino e Graduação-PROERG (2010-2011
E-mail: [email protected]
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8201336310218969