InPress Porter Novelli
Os brasileiros são conhecidos pela grande preocupação com higiene e limpeza. Pesquisa recém-lançada por Unilever, em parceria com o Instituto Datafolha, comprova essa fama e apresenta visão inédita da atenção especial do brasileiro em estar sempre cheiroso e livre de odor e o quanto essa sensação influencia positivamente no comportamento e cotidiano.
Quando o assunto é conhecer uma pessoa, 20% dos entrevistados deixam de investir em uma relação porque o odor do seu corpo não está “em dia”.
O estudo do Datafolha sobre a relação do brasileiro com o odor integra as ações de lançamento do desodorante corporal All Body Deo, das marcas Rexona, Dove e Dove Men.
“Situações comuns do nosso dia a dia, como sair com os amigos, ir a um date, ou iniciar uma atividade esportiva, podem sofrer impacto para muitas pessoas quando sentem que o cheiro em algum lugar de seu corpo não está bom. Nós trouxemos a linha de All Body Deo para o Brasil pois sabemos que, para muitos consumidores, nossa tecnologia inovadora poderá transformar a relação com o odor corporal e os cuidados pessoais como um todo”, frisa Viviane Ramos.
Para se ter uma ideia dos cuidados que a população tem com o corpo, o Brasil é o segundo mercado global de desodorantes e líder mundial em frequência de uso do produto.
A pesquisa mostra que o odor pode interferir também nas relações sociais, nas atividades profissionais e físicas dos brasileiros: 77% dos entrevistados se sentem desconfortáveis com o próprio mau odor corporal.
O receio de ficar com mau odor interfere negativamente também na prática esportiva das pessoas no país, mas de forma ponderada. 14% dos pesquisados nem começa a se exercitar para evitar o desconforto causado pelo mau odor.
Já no aspecto profissional, 28% das pessoas já se sentiram desconfortáveis ao ir ao trabalho ou a um compromisso profissional por causa de mau odor em alguma parte do corpo.
Dentre os consultados, 88% afirmam que se sentem incomodados com o mau odor corporal alheio e 7 a cada 10 já se afastaram de alguém que estava perto por conta disso.
A pesquisa coordenada por Unilever e Datafolha consultou 2002 pessoas a partir de 16 anos, em todas as regiões do país, e foi desenvolvida no mês de maio de 2025.
Sobre a pesquisa Datafolha
Sob encomenda da Unilever, a pesquisa Datafolha “Hábitos de higiene diária” foi realizada entre 12 e 14 maio de 2025, de forma presencial a nível nacional, com pessoas de 16 anos ou mais, de todas as classes econômicas e regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Sobre a Unilever
A Unilever é uma das maiores fornecedoras do mundo de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa, Alimentos e Sorvetes. A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Contamos com 128.000 colaboradores e vendas que alcançaram €60,8 bilhões em 2024.
Para mais informações sobre a Unilever e as nossas marcas, acesse www.unilever.com.br