GERAL & ECONOMIA Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 10:30 - A | A

23 de Maio de 2024, 10h:30 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Meio Ambiente

Presença de pesticidas em rios da Bacia do Araguaia preocupa pesquisador da UFMT

Professor Dilermando Lima comentou sobre a pesquisa durante participação no podcast Semana7

Marcelo Borges*
Semana7



O pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Dilermando Lima comentou em entrevista ao podcast Semana7, na última semana, sobre o estudo recém-publicado que teve ampla repercussão nacional, após revelar a presença de oito moléculas de pesticidas em rios da Bacia do Araguaia. (Veja o vídeo no final)

Segundo Dilermando, apesar da baixa concentração, existe uma preocupação devido a ampla disseminação dessas moléculas em um raio de 400 quilômetros que compreendem a bacia do Araguaia.

“É um problema que a gente tem que trabalhar. Essa contaminação está ocorrendo em toda região do Alto Araguaia, então, a gente tem o rio Garças com algumas moléculas, o rio Araguaia, o rio Araguainha, o rio Claro e o rio Caiapó”, disse o professor do curso de Ciências Biológicas.

Ao Semana7, o pesquisador explica que não é possível afirmar, de maneira concreta, a forma que a contaminação está acontecendo. Entretanto, a suspeita é que agricultores aplicam os agrotóxicos nas folhas das plantas e as chuvas levam os produtos do solo até os rios.

Dilermando destaca que é importante que o assunto seja discutido com calma e cuidado. “Sou produtor rural e respeito muito os produtores rurais, respeito muito mesmo. [...] sempre fui muito bem recebido em todas as propriedades aqui da região e valorizo o homem e a mulher que trabalham no campo. Mas é importante ser dito que alguns estão fazendo coisa errada e não dá salvo-conduto para a gente não criticar o que está errado”.

Assista a entrevista completa clicando AQUI.

*Com supervisão de Andrezza Dias 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

VÍDEO



Comente esta notícia

Carlos André 24/05/2024

Qual a novidade. Toneladas de agrotóxicos terra a dentro. Pegar essa água e colocar para os que contaminaram pra eles beberem.

1 comentários

1 de 1