Rose Velasco e Layse Ávila
Setasc
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e a Unidade de Ações Sociais e Atenção às Famílias (Unaf) promoveram uma tarde de comemoração ao dia Internacional da Mulher, com programação cultural, momento ecumênico, show da dupla Anselmo e Rafael, apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, além de entrega de brindes, sorteios e coffee break.
A primeira-dama Virginia Mendes fez questão de acompanhar toda a organização junto com sua equipe da UNAF, e participou com de toda a programação e confraternizar com as servidoras. Na secretaria ela cumprimentou todos os servidores de todas as pastas.
“Eu gostaria que vocês entendessem que cada uma de vocês fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Desde quem faz o cafezinho, a limpeza, um documento, o cartão, tudo. Tudo que vocês fazem faz reflete nos 141 municípios. Eu não faço nada sozinha, eu dependo de vocês. São vocês que fazem a diferença no nosso sonho que é o SER Família”, ressaltou Virginia Mendes.
Ela ressaltou que as mulheres são guerreiras e que não querem somente presentes e flores, mas sim, respeito e dignidade.
A secretária interina de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho agradeceu a equipe que não mediu esforços para que esse momento em homenagem à mulher viesse a acontecer. A secretária agradeceu especialmente a presença da primeira-dama, Virginia Mendes.
“Obrigada de coração porque a Setasc é o seu coração e sabemos o quanto a senhora ama cada ação que é realizada por esta secretaria. A essência da nossa pasta é fazer com que as políticas públicas sejam eficientes e com qualidade, e que cheguem a quem mais precisa. É a secretaria mais humana da estrutura de Governo e é onde o olhar é voltado para a pessoa que está em seu momento de vulnerabilidade social, e que trabalha de forma insistente e incansável para melhorar a situação e a vida dessas pessoas; essa é a nossa missão”.
João Reis
A Setasc tem mais de 400 mulheres em seu quadro funcional, atuando em diversas áreas como a assistência social; na intermediação de mão-de-obra para buscar as vagas de emprego do SINE e na promoção de qualificação profissional ações de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva; no Restaurante Prato Popular, que serve 600 refeições por dia ao custo de R$ 1,00 e na distribuição de marmitas para população em situação de rua; na defesa dos direitos e defesa do consumidor no Procon; na Central Estadual de Interprete de Libras (CIL); no Centro Estadual de Cidadania instalado no Shopping de Várzea Grande; em comunidades rurais e urbanas com política de assuntos comunitários; na defesa dos Direitos Humanos, e nos Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família, como o programa Ser Família.
A servidora pública Bruna Faria Gomes Silva, intérprete de libras que trabalha na Central Estadual de Interpretação de Libras da Setasc, realiza o importante papel de intermediar a comunicação para pessoas surdas em todo o Estado de forma presencial e virtual, especialmente para mulheres surdas, para assim poder ajudá-las a obter informações que necessitam, fazendo o acompanhamento em diversos serviços públicos e privados, a exemplo de uma consulta médica. “Atualmente, eu atendo a cinco mulheres grávidas que moram em Cuiabá, no acompanhamento do pré-natal, até na hora da internação para o parto”, disse Bruna.
A servidora Dulcinéia Tavares, lotada na secretaria adjunta de Direitos Humanos, ficou muito feliz pela homenagem realizada.
“Para nós essa homenagem é muito importante. Eu quero agradecer à primeira-dama do Estado e á secretária Grasielle por essa valorização das servidoras da Setasc. Hoje é um papel invertido, já que estamos sempre levando os serviços e lutando pela valorização das mulheres”, disse.
Para a servidora Luísa Dravetz, da secretaria adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), receber esse carinho motiva o trabalho, ao mostrar como as servidoras são reconhecidas.
“É com grande alegria que recebemos essa celebração, porque a gente sempre trabalha com muito amor e carinho, apesar das dificuldades, e receber esse reconhecimento é muito gratificante. Isso refaz as nossas energias, principalmente nesse momento que temos muito trabalho a ser feito”, afirmou Luísa.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).