GERAL & ECONOMIA Sexta-feira, 24 de Maio de 2024, 16:02 - A | A

24 de Maio de 2024, 16h:02 - A | A

GERAL & ECONOMIA / rastreamento

Projeto vai utilizar tecnologia para monitorar vida de peixes no Rio Araguaia; vídeo

Iniciativa envolve o Ministério de Pesca e Aquicultura, UFMT, UEG, Neotropical Consultoria e Projeto Piraíba

Da Redação
Semana7



Reprodução

professor dilermando lima

 

Um novo projeto financiado pelo Ministério de Pesca e Aquicultura - MPA quer avaliar as áreas de vida dos peixes do Rio Araguaia. A informação foi confirmada pelo professor e pesquisador Dilermando Lima em entrevista ao podcast Semana7, na última semana. Veja vídeo no final da matéria.

O objetivo é ter uma noção do comportamento dos peixes no rio por meio de pesquisa e assim executar atividades de preservação. “Vamos avaliar as áreas de vida dos peixes, ou seja, onde que o peixe se alimenta, se reproduz, para construir um cenário de uso do habitat pelos peixes”, disse o professor.

O programa de monitoramento conta com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Neotropical Consultoria e Projeto Piraíba.

“A gente vai marcar os peixes, colocar rádios transmissores e vamos acompanhar como que o peixe está usando Araguaia durante sua vida. Vamos ensinar as melhores práticas de pesca esportiva para os guias, ensinar como a gente pode, por exemplo, evitar o máximo que o peixe morra advindo da pesca esportiva”, afirmou o pesquisador.

Para Dilermando, preservar o rio é motivo de felicidade. “A minha melhor e maior alegria como pesquisador é saber que meu trabalho vai possibilitar que tenha peixes no rio para as pessoas pescarem.

A entrevista ompleta com Dilermando Lima pode ser conferida neste link.

Destaque com cantora sertaneja

Recentemente, o Projeto Piraíba recebeu a cantora sertaneja Naiara Azevedo para uma pesca esportiva no rio Araguaia, em Aruanã - GO, com o objetivo de instalar esses rastreadores.

Naiara destacou a felicidade em fazer a primeira pesca esportiva acompanhada de guias licenciados pelo Ibama e contou que, além de ser um esporte, é uma forma de preservação de espécies.

A pousada SOS Piraíba, onde a compositora estava hospedada, faz um trabalho de rastreamento das piraíbas do Araguaia, que estão em extinção. Após a pesca, é colocada uma tag de rastreamento e é feita uma coleta de DNA para saber o estado de saúde do peixe.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

 

VÍDEO



Comente esta notícia