Emily Tinan
da Redação
Voluntários da ‘Aldeia do Cerrado’ recolheram cerca de 100 kg de lixo no lajedo, na terça-feira (2), em Barra do Garças. A ação de limpeza e preservação, foi divulgada pela organização que realiza trabalhos de preservação e conscientização nas três cidades que compõem Grande Barra (Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças).
Idealizado por Emily Ferreira, a formação do coletivo surgiu através de um grupo de WhatsApp que reuniu pessoas para debater o descarte de dejetos pela empresa JBS, no Rio Araguaia. A partir das discussões, surgiu a necessidade de criar uma organização que trabalhasse em prol da preservação da natureza.
Conforme a integrante do coletivo, Anne Carmo, o movimento atua em rede da defesa da biorregião do Araguaia, com intuito de sensibilizar as pessoas para a questão ambiental. Toda ação é feita sem fins lucrativos, apartidária, sem vínculos religiosos e de caráter socioambiental.
Ainda nesta semana serão realizadas limpezas na Cachoeira do Recanto, Cachoeira do Pé da Serra e no Mirante próximo ao Vale do Amanhecer. Todas as ações estão sendo divulgadas pelo perfil oficial: aldeiadocerrado
Atualmente a organização conta com 20 voluntários ativos e está em processo de formalização jurídica como um coletivo. Fazem parte dos membros fundadores: Lucas Kaminski, Anne Carmo, Thaís Ferreira, Lukas Donelly, João Manoel e Açucena Castelo.
Apoie essa causa
Para poder custear a compra de materiais para coleta de lixo, como sacos e luvas, a Aldeia do Cerrado está realizando um sorteio para o dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na compra da rifa, no valor de R$ 5 reais, o primeiro ganhador leva um colar choker de Ametista, já o segundo ganhador, ganha um conjunto de colar e brinco banhado em ouro.
Interessados em participar do sorteio devem entrar em contato pela página do coletivo pelo Instagram.