Da Redação
A partir desta quinta-feira (18), idosos de Barra do Garças acima de 60 anos ou responsáveis devem procurar a Unidade de Saúde Básica (UBS) mais próxima da residência para realizar o cadastramento e retirar um ‘Vale Vacina’. A medida da Secretaria Municipal de Saúde visa evitar fraudes durante a vacinação contra a Covid-19.
Para realizar o cadastro e retirar o Vale Vacina, é necessário levar o Cartão do SUS e o comprovante de endereço somente nome do idoso, o qual será assinado e carimbado pelo profissional responsável pela UBS.
Mesmo aqueles que já estão cadastrados devem retornar ou enviar um parente para atualizar o cadastro, o que evitará que residentes de outras cidades burlem o sistema de vacinação destinado apenas para moradores de Barra do Garças.
A Secretaria de Saúde informou que, a partir do dia 25 de março, durante a convocação do idoso conforme cronograma de faixa etária, apenas as pessoas com o Voucher (Vale Vacina) serão imunizadas, sendo conferida a identificação (por documento oficial com foto) no dia da vacinação.
Atualmente, Barra do Garças está vacinando idosos a partir de 78 anos e cadastrando os idosos acima de 60 anos.
Na quarta-feira (17), Mato Grosso recebeu 55.600 doses da vacina CoronaVac, conforme orientação do Ministério da Saúde, as unidades desta nova remessa serão utilizadas como primeira ou segunda aplicação. A determinação é que seja priorizada a vacinação de pessoas de 75 a 79 anos e trabalhadores da saúde. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.