BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019, 08:48 - A | A

09 de Dezembro de 2019, 08h:48 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Geral

Edvaldo condena extinção e pequenos municípios

Medida retiraria do mapa de Mato Grosso várias cidades do Vale do Araguaia



O ex-candidato a deputado estadual e líder do movimento “Araguaia pela sua Gente”, o advogado trabalhista Edvaldo Pereira (Dr. Edvaldo) (PC do B) demonstrou extrema preocupação com a medida anunciada pelo governo Bolsonaro de extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes, por meio da justificativa de conter gastos públicos.

A medida faz parte do novo pacote econômico (PEC do Pacto Federativo) apresentado pelo governo federal ao Congresso e que por certo fará parte do debate parlamentar nos próximos meses.

“Causa estranheza essa ideia de acabar com os pequenos municípios. Essas pequenas populações, que já sofre com o abandono do poder público estadual e nacional com suas iniciativas concentradas nos grandes centros, ficarão ainda mais abandonadas sem as pequenas máquinas administrativas que têm hoje. Ficarão sem empregos públicos e sem políticas públicas próprias, além de essas populações ficarem mais frágeis na hora de pressionar o poder público, que passará a ficar muito distante”, disse.

Mato Grosso tem 34 municípios (12 na faixa leste do Araguaia) com menos de 5 mil habitantes que passam a ter sua existência ameaçada pelas mudanças inseridas na Proposta de Emenda Constitucional do governo Bolsonaro.

“É um verdadeiro absurdo, municípios do Vale do Araguaia como Tesouro, Torixoréu, Araguainha, Canabrava do Norte, Luciara, Nova Nazaré, Araguaiana, Novo Santo Antônio, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Serra Nova Dourada deixarem de existir. Conheço bem cada um desses municípios e posso afirmar que essas comunidades precisam é de políticas públicas. Antes de querer enxugar gelo só falando em cortes e mais cortes, o governo deveria se preocupar com um projeto de desenvolvimento para o país que leve em consideração suas potencialidades e a sua gente!”.

O Brasil tem 5.570 municípios, 1.253 deles abrigam até 5 mil pessoas.

Comente esta notícia