Da Redação/Ronan de Sá
Sem dar muita importância a classificação de risco de contaminação do novo coronavírus, dezenas de pessoas se aglomeram em filas de bancos, lotéricas, supermercados e até em lojas de chocolate.
Em função da comemoração da Páscoa que acontece amanhã domingo (4), hoje pela manhã, a Redação recebeu um vídeo que mostra a aglomeração de pessoas em uma loja especializada na venda de chocolate, a Cacau Show no centro comercial de Barra do Garças.
A proprietária da loja, Gilce Catarina, disse que existem outros canais de compra (iFood, WhatsApp, delivery direto e no site da Cacau Show). Catarina informou que na parte exterior da loja existem demarcações na calçada para que as pessoas mantenham o distanciamento.
Para o cliente adentrar no estabelecimento é verificada sua temperatura, disponibilizado álcool em gel e líquido. As sacolas são higienizadas e o uso de máscara é obrigatório.
Catarina frisou que a franquia disponibilizou até o último dia 31 a possibilidade dos clientes participarem de sorteio de 3.000 prêmios, como cinco Jeep Renegate, tudo no sentido de facilitar a compra antecipada para evitar aglomeração nas lojas. Além do sorteio de um ovo de páscoa de sete quilos.
Devido a Páscoa, a cidade de Barra do Garças neste sábado está tomada por pessoas que buscam o comércio para comprar de presentes e ovos de chocolate.
A prefeitura de Barra do Garças e as autoridades sanitárias têm feito campanhas informativas expondo o perigo das aglomerações com decretos e alertas. Vale salientar que a cidade conta com apenas nove leitos de UTI e já acumula 189 óbitos até o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), em 2 de abril.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Barra do Garças tem hoje cerca de 61 mil habitantes e se comparada proporcionalmente com Cuiabá, a maior cidade de Mato Grosso que tem aproximadamente 612 mil habitantes e 2.123 óbitos, Barra apresenta taxa de letalidade de 3,38% superior a 3,15%, na capital.
Diante deste cenário caótico, o domingo de Páscoa deve ser também um dia de reflexão para as pessoas que não temem a morte.
COMEMORAÇÃO
Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.