BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 23 de Março de 2025

GERAL & ECONOMIA Segunda-feira, 10 de Maio de 2021, 16:21 - A | A

10 de Maio de 2021, 16h:21 - A | A

GERAL & ECONOMIA / imunização contra a covid-19

Grávidas acima de 18 anos com comorbidades começarão a ser vacinadas em Barra do Garças

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as gestantes serão vacinadas, mas nesta fase inicial apenas as que possuem comorbidades receberão o imunizante contra a Covid-19

Andrezza Dias
Da Redação



O secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, anunciou na tarde desta segunda-feira (10), em entrevista coletiva no anfiteatro da prefeitura, que Barra do Garças dará início a vacinação contra a Covid-19 para grávidas acima de 18 anos com comorbidades, a partir de amanhã (11).

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Auxiliadora Dantas (Dora), todas as gestantes serão contempladas com a vacinação, no entanto, nesta fase inicial apenas as que possuem comorbidades receberão o imunizante. “São aquelas gestantes que estão fazendo pré-natal basicamente no alto risco. Essa gestante pode ter diabetes, hipertensão ou algum agravo que é necessário priorizar na vacinação”, explicou Dora.

Ainda nesta semana diversos grupos que têm comorbidades serão vacinados. Nesta segunda-feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação nos pacientes renais crônicos, aqueles que precisam de diálise ou hemodiálise. “Amanhã [terça-feira] serão as gestantes, na quarta-feira vamos fazer uma repescagem dos idosos remanescentes, aqueles idosos acima de 60 anos que não foram vacinados ainda”, disse a diretora.

O cronograma segue na quinta-feira (13) com a imunização das pessoas com deficiência, as cadastradas com Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os pacientes com síndrome de down acima de 18 anos.

Auxiliadora reforçou que apenas as gestantes e outros pacientes que pertencem aos grupos citados, acima de 18 anos, receberão a vacina, pois o uso do imunizante ainda não foi liberado em menores.

Já na sexta-feira (14), pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos começam a receber a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que há mais de 6 mil pessoas pertencentes a estes grupos. Será necessário a comprovação dessas doenças por meio de receitas médicas, atestados ou exames, por exemplo. Além disso é necessário apresentar o voucher ‘Vale Vacina’ no dia da imunização. Este vale vacina é disponibilizado em qualquer UBS do município.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Luanna Maria dos Santos Martins, as pessoas que tiverem dúvidas sobre as doenças consideradas comorbidades que integram o Plano Nacional de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19 podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Confira abaixo a lista de comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19, conforme o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde:

1. Diabetes melitus (Qualquer indivíduo com diabetes)
2. Pneumopatias crônicas graves
3. Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
4. Hipertensão arterial estágio 3
5. Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade
6. Insuficiência cardíaca (IC)
7. Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
8. Cardiopatia hipertensiva
9. Síndromes coronarianas
10. Valvopatias
11. Miocardiopatias e Pericardiopatias
12. Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
13. Arritmias cardíacas
14. Cardiopatias congênita no adulto
15. Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
16. Doença cerebrovascular
17. Doença renal crônica
18. Imunossuprimidos
19. Anemia falciforme
20. Obesidade mórbida
21. Síndrome de down

(Para mais informações confira AQUI, a partir da página 20, a lista de comorbidades e detalhes).

 

Álbum de fotos

Secom-BG

Secom-BG



Comente esta notícia