Repórter MT
A atuação de agentes de trânsito no estacionamento de um supermercado em Tangará da Serra, no Bairro Jardim Shangri-lá, gerou polêmica nas redes sociais na última semana.
Os guardas exigiram que motoristas e motociclistas apresentassem a Carteira Nacional de Habilitação e multaram donos de veículos que estacionaram em vagas especiais para idosos, grávidas e deficientes físicos.
A polêmica é quanto à autonomia dos agentes de atuarem em espaço privado. No entanto, é importante alertar que desde 2017, a Lei 13.281, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considerando infração gravíssima, estacionar irregularmente em vagas exclusivas para pessoas com deficiência ou idosos, além da mudança no valor da multa (de R$ 127,69 para R$ 293,47), permitindo a remoção do veículo e multa de sete pontos na habilitação.
A medida também se refere a estacionamento em locais privados, como condomínios, shoppings e mercados.Então é importante ficar atento e ser mais consciente sobre os seus direitos e, principalmente, deveres.