Felipe Leonel
Repórter MT
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que os prefeitos e secretários de Saúde que descumprirem as regras de divisão das vacinas serão penalizados. Um documento da SES/MT aponta quantas vacinas foram distribuídas para cada município e a quantidade de doses para cada grupo.
Na região de Água Boa, por exemplo, as doses destinadas deverão imunizar 1.279 profissionais da Saúde, 69 idosos que estão em abrigos e 5 pessoas com deficiência.
A SES publicou uma portaria nesta sexta-feira (22) em que traz orientações para as prefeituras. Um novo documento será publicado estabelecendo as punições em casos de descumprimento das medidas e também no caso de pessoas que furarem as filas.
“É muito importante que os gestores municipais se atentem para isso. Nós vamos editar outra portaria que traz outras responsabilizações para quem desviar desse ponto. Para quem, por exemplo, vacinar secretários, prefeitos, sem sequer estarem na linha de frente”, alertou.
Em alguns municípios brasileiros, alguns prefeitos e secretários têm furado as filas com a desculpa de ‘darem o exemplo’ à população.
“Isso é um ato de improbidade. Aqueles que saírem fora daquilo que deve ser o regulamentar, vão responder pelos seus atos, como já existem investigações abertas pelo Ministério Público. Já vi agora no jornal processos abertos de improbidade administrativa para prefeitos que praticamente furaram a fila”, disse Gilberto Figueiredo.
Mato Grosso recebeu 126 mil doses da vacina CoronaVac na última segunda-feira (18). As doses já foram distribuídas aos municípios, que iniciaram a imunização do primeiro grupo prioritário. Porém, a quantidade de vacinas é insuficiente para aplicar todas as pessoas do primeiro grupo. Alguns municípios receberam menos de 50 doses da vacina.