João Pedro Donadel
Da Redação
Temperaturas altas e umidade baixa marcam o inverno na região Centro-Oeste do Brasil. Em Barra do Garças, os meses de julho, agosto e setembro são os que essas características ficam mais evidentes.
Nesta sexta-feira (6), de acordo com o site Climatempo, a previsão é que a temperatura pode chegar a 40ºC e a umidade relativa do ar pode ficar em torno de 9%. No deserto do Saara, localizado no norte da África, a umidade é de 10% a 15%.
As queimadas no Parque da Serra Azul, que infelizmente marcam esse período do ano na cidade, contribuem para essa situação crítica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a porcentagem aceitável para a umidade do ar é acima dos 30%.
Caso a previsão se confirme, a situação na cidade com 9% de umidade relativa do ar é classificada como Estado de Emergência, de acordo com a OMS.
Algumas das sugestões da Defesa Civil para casos como esse são:
1. Ingerir muita água;
2. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;
3. Evitar grandes aglomerações;
4. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
5. Utilizar em ambientes internos, baldes com água, toalhas molhadas e umidificadores de ar (no caso dos baldes com água, vale observar se eles ficarão fora do alcance das crianças, eliminando os riscos de afogamento;
6. Evitar exposição direta aos raios solares. Caso exposição seja inevitável, utilizar protetor solar, guarda-sol com proteção UV e roupas leves;
7. Não provocar queimadas.