Andrezza Dias
Da Redação
Prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho -Salgadinho- (PSDB)
O juiz Eleitoral, Jean Paulo Leão Rufino, da 30ª Zona Eleitoral de Água Boa, julgou improcedente a Representação Especial movida pelo Ministério Público Eleitoral que requeria a cassação e decretação de inelegibilidade do prefeito de Nova Nazaré (a 700 km de Cuiabá), João Teodoro Filho – Salgadinho (PSDB), após suposta captação ilícita de sufrágio, na eleição de 2020, de um líder indígena da região. A decisão é desta terça-feira (4).
Na representação, o cacique da etnia Xavante Ary Maraiho, da aldeia Pequi, zona rural de Nova Nazaré, alegou que Salgadinho teria ligado para ele no dia 2 de outubro de 2020 pedindo apoio e voto para uma reeleição no cargo de prefeito do município. Naquele mesmo dia teria havido transferência do valor de R$ 150,00 da conta bancária de João Teodoro Filho para a conta do líder indígena.
Em uma das audiências realizadas, o cacique Ary confirmou o recebimento da quantia e disse que Salgadinho o ajuda há cerca de quinze anos fazendo doações para compra de alimentos para o indígena e a família. O cacique também afirmou que não houve compra ou pedido de voto.
Outros documentos levantados comprovam a relação próxima entre o líder indígena e o prefeito Salgadinho antes mesmo do período eleitoral. Já uma testemunha do processo alegou que um suposto desentendimento entre Ary Maraiho e João Teodoro teria motivado a “denúncia” online do cacique.
“Diante do exposto, e por tudo mais que dos autos consta, este Juízo JULGA IMPROCEDENTE o pedido formulado na representação especial, com extinção do processo com resolução do mérito, nos termos do artigo 487, I, do Código de Processo Civil, aplicado subsidiariamente.
Sem condenação em custas ou honorários de advogado, na forma do artigo 5º, inciso LXXVII, da CF/88, c/c o art. 1º, da Lei nº 9.265/1996”, finaliza o juiz Rufino na sentença.
Afastada a possibilidade de cassação do mandato pela Justiça Eleitoral, o prefeito João Teodoro Filho (Salgadinho) continua no cargo em Nova Nazaré.