Kayc Alves
Da redação
5º CR PM-MT

Coronel Souza, comandante do 5º Comando Regional, apresenta taxas de criminalidade do primeiro semestre
O primeiro semestre de 2019 mostrou queda no número de roubos e furtos, em Barra do Garças e região, em comparação ao mesmo período de 2018. Os valores apresentados pela Polícia Militar (PM), em reunião, na manhã desta terça-feira (23), apontam uma redução significativa na ocorrência desses crimes.
Durante a reunião com as instituições que compõem a Região Integrada de Segurança 5 (RISP 5), na sede do 2º Batalhão da PM, o coronel Antonio Gilvando Souza, apresentou dados de criminalidade referente ao primeiro semestre do ano.
O furto esteve em 777 registros policiais no período. Em comparação aos 7 meses do ano passado, quando houve 1.126 ocorrências, a queda foi de 31% para esse tipo de crime.
Já as ocorrências de roubo deste ano geraram 72 registros, contra os 101, de 2018. A redução representa um percentual de 29%.
Houve aumento nos casos de homicídios, que superara o dobro na comparação entre os períodos. No ano passado, foram apenas dois, enquanto em 2019, até o momento houve cinco ocorrências. Segundo a PM, o número ainda é o mais baixo em relação às outras regiões.
A PM destaca que a meta de redução da criminalidade está sendo alcançada devido ao trabalho integrado entre as forças de segurança, não só estaduais, como também federais. Ainda segundo a instituição, todas as ocorrências de homicídios já foram solucionadas pela Polícia Civil.
"O trabalho desenvolvido de forma integrada, através de operações e ações em conjunto, traz a nossa região uma grande sensação de segurança. Mas o trabalho não pode parar. Manter estes números baixos é a nossa meta", diz o coronel Souza, que é comandante do 5º Comando Regional, em Barra do Garças.
A RISP 5 é composta pela Polícia Militar, a Civil, o Corpo de Bombeiros e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), todas sediadas no município. Compreendem a região, além da sede, as cidades de General Carneiro, Ribeirãozinho, Torixoréu, Pontal do Araguaia, Araguaiana e Novo São Joaquim.