Marcio Camilo
O Bom da Notícia
Um rapaz, identificado pelas iniciais R.A.S., de 36 anos, foi preso pela Polícia Militar na madrugada deste domingo (01) depois de usar quatro notas falsas de R$ 100 em um bar no Bairro Porto Baé em Barra do Garças (509 km de Cuiabá).
O caso foi denunciado pelo próprio dono do estabelecimento, também de 36 anos, que, de tanta raiva, rasgou uma das notas depois que descobriu o golpe.
O suposto golpista foi identificado por uma das garçonetes. À Polícia, ele disse que não sabia que as notas eram falsificadas e que havia pegado os R$ 400 de seu sobrinho, B.R.N., de 22 anos.
Mas apenas R.A.S. foi detido e levado à Polícia Civil, juntamente com as demais notas falsas. Já o seu sobrinho foi apenas identificado e citado na ocorrência.
Alerta da PM
Alguns detalhes das notas ajudam a identificar sua autenticidade. Marcas d’água, o papel, os símbolos, os relevos, entre outras características que podem contribuir em caso de dúvida. Se a dúvida permanecer, a pessoa pode acionar a PM por meio do 190.
O crime de falsificação de moeda está previsto no Código Penal, artigo 289, e a pena pode variar de três anos a 12 anos de reclusão.
É importante que a PM seja acionada e realize a coleta de informações junto aos comerciantes ou ao cidadão que foram vítimas do crime e para o devido encaminhamento dos suspeitos à Polícia Federal ou à Polícia Civil.