Kayc Alves
Da redação
Assessoria/5ºCRPM

A Polícia Militar (PM) fez a condução de três suspeitos de praticarem caça ilegal de animais silvestres, nesta sexta-feira (23), na região do Bacaba, em Araguaiana, a 60 km de Barra do Garças. Foram apreendidos dois rifles e 35 munições, além de um animal abatido.
Os resultados se deram através da operação Zona Rural 1, um desdobramento da Operação Tempus. O objetivo do 5º Comando Regional da PM, que mobilizou a Força Tática Araguaia, o Núcleo de Araguaiana e a Polícia Civil, é coibir crimes nas áreas rurais, como o furto de gado.
Na tarde de sexta, os policiais avistaram na região do Bacaba, um veículo parado à margem da estrada. Na abordagem, eles encontraram um rifle de calibre .22 dentro do carro. Um homem informou que estaria caçando com dois amigos no local.
Em seguida, após ouvirem um tiro de arma de fogo nas proximidades, encontraram outro suspeito, de 59 anos, deitado, tentando se esconder com um rifle. Ele havia acabado de abater um Mutum, espécie de ave comum na região.
Outro veículo foi avistado, sendo conduzido por um homem de 51 anos. Ele também caçava e confessou que havia deixado um rifle e munições escondidos nas proximidades. Os suspeitos disseram que vieram do Rio de Janeiro, com mais 11 pessoas, para caçar e pescar na região.
O Semana7 apurou que a ação foi solicitada por um grupo de agropecuaristas, que alegam serem vítimas constantes de roubos e furtos. Entre as práticas mais comuns de criminosos nessas áreas, além da caça ilegal de animais silvestres, está o furto de gado e de materiais agropecuários.