BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Terça-feira, 01 de Julho de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020, 13:57 - A | A

26 de Fevereiro de 2020, 13h:57 - A | A

POLÍTICA / MESA DIRETORA

Botelho espera retorno de Janaina para votar mudança de eleição na Assembleia

A ideia é mudar a data da eleição, que é prevista na primeira sessão de setembro, para o início de agosto, logo após o recesso parlamentar.

RAFAEL MACHADO
Repórter MT



O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), vai esperar o retorno da deputada Janaina Riva (MDB), que está de licença médica, para colocar em votação o Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que prevê a alteração na data da eleição da Mesa Diretora.

Botelho disse que é importante a deputada fazer a defesa da proposta aos colegas de Parlamento antes de colocá-la em deliberação no Plenário. A ideia é mudar a data da eleição, que é prevista na primeira sessão de setembro, para o início de agosto, logo após o recesso parlamentar.

Ao apresentar a matéria, no início do mês, o presidente afirmou que o verdadeiro motivo do projeto é a gravidez de Janaina. Ele destacou que a parlamentar fez o pedido, uma vez que a previsão é que o parto ocorra no final de agosto.

“Eu não coloquei em votação porque esse foi um projeto pedido pela deputada Janaina e estou esperando ela voltar para que fazer a defesa dessa PEC. E aí os deputados decidem isso na votação. É justo esperar ela estar presente”, disse.

Ele comentou que a antecipação da proposta não altera o andamento dos trabalhos no Legislativo.

“Eu acho que é importante nós votarmos, ela vai ganhar neném exatamente na semana e eu acho até uma injustiça nós deixarmos de dar esse direito a ela porque o que vai alterar antecipar duas, três ou quatro semanas não vai alterar nada”, complementou.

Nos bastidores comenta-se que Janaina, que atualmente ocupa cadeira de vice-presidente, quer concorrer à vaga de primeira-secretária. Botelho afirmou que se houver grande concorrência não será candidato a presidente. Ele argumenta que sua participação depende de consenso entre os parlamentares.

O PEC foi apresentado por lideranças partidárias no início dos trabalhos, em fevereiro, que prevê alterações no inciso 6 do artigo 34 da Constituição do Estado de Mato Grosso. A intenção é que a data para realização da Mesa seja definida pela atual composição.

Comente esta notícia