João Pedro Donadel/Da Redação
Na sessão da Câmara de Vereadores realizada nessa última segunda-feira (9) o assunto mais debatido foi o novo concurso que será realizado pela prefeitura de Barra do Garças. Diante da discussão de tabela salarial dos servidores do município, o presidente da casa, João Rodrigues de Souza, o Dr. Joãozinho (PDT) sugeriu a diminuição do quadro de vereadores do município, com o intuito de enxugar o duodécimo repassado ao Legislativo pela prefeitura, resultando em um desafogo nas contas para o aumento de salários dos servidores municipais.
O parlamentar utilizou seu tempo no microfone para a defesa do servidor público “se a câmara está mesmo interessada em amparar o servidor público, por que nós não aproveitamos a nossa indisposição com o sistema e fazemos uma emenda dividindo o valor do duodécimo? Estaríamos contribuindo substancialmente com esses servidores” disse.
Em sua fala, o presidente ainda enfatizou a diminuição do quadro de vereadores no município dizendo “com isso a câmara estará fazendo diretamente uma contribuição direta para os servidores, diferente de outras câmaras, e até outros poderes” continuou.
Vale lembrar que até 2009 o plenário da Câmara de Vereadores era composto por dez parlamentares, como Joãozinho defendeu. Cada vereador, ganha em média, R$ 13,5 mil por mês, entre salários e verba de gabinete, além de gastos com pessoal, cafezinhos, água, sucos, fotocópias, entre outros. Em um mandato de quatro anos, a diminuição de cinco vereadores enxugaria, no mínimo, R$ 3.24 milhões aos cofres públicos.