Thalyta Amaral
Gazeta Digital
As eleições para prefeito em Torixoréu (560 km ao sul de Cuiabá) e Acorizal (62 km ao norte) continuam sem data para ocorrer. Nos dois municípios os candidatos eleitos em 2020 foram impugnados pela Justiça Eleitoral.
O motivo para a falta de uma data para o novo pleito é a pandemia da covid-19, que tem sido empecilho, pois uma eleição acaba gerando aglomerações e aumenta o risco de transmissão do novo coronavírus.
"Nós pretendemos fazer o mais breve possível. Evidente que esse breve, estamos na dependência da pandemia. Quando vamos ter o estado de calamidade decretado o seu final, ou, pelo menos, amenizado. A pretensão é fazer o quanto antes", explicou o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carlos Alberto Alves da Rocha.
Em Torixoréu até chegou a ser marcada uma data para a eleição - 11 de abril - que foi adiada por causa do risco de covid-19. Enquanto a nova eleição não é realizada, as duas cidades estão com gestores interinos.
Uma das possibilidades levantadas é a da realização da eleição nesses municípios junto com o pleito de 2022. "Estamos no mês de abril, falta muito tempo [para as eleições gerais]. O município não pode ficar um ano sendo administrado sem o seu comandante maior", argumentou Carlos Alberto.