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POLÍTICA Domingo, 29 de Junho de 2025, 10:11 - A | A

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POLÍTICA / CICLO DE DESENVOLVIMENTO

Empresas e produtores enxergam potencial do Araguaia e ferrovia amplia transformações da região, avalia deputado

Vice-governador Otaviano Pivetta destaca investimentos de 33% das obras do governo no Araguaia. Evento teve apoio da Igreja Boa Semente e organização de Luiz Antônio Pagot e da deputada federal Juliana Kolankiewicz

Jonas da Silva /Assessoria



O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) avaliou o recente investimento de empresas e produtores no Araguaia e a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como mais uma alavanca das transformações econômicas e sociais na região. O evento teve apoio da Igreja Boa Semente e organização de Luiz Antônio Pagot e da deputada federal e primeira-dama de Água Boa Juliana Kolankiewicz.

O Deputado do Araguaia fez a avaliação durante o Fórum Corredor Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais, durante a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na sexta-feira (27/06), em Água Boa. A ferrovia tem previsão de chegar ao município em 2028.

O evento teve presença do vice-governador Otaviano Pivetta e dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, 26 prefeitos da região, ex-prefeitos e cerca de 220 vereadores entre as autoridades.

Diogo Palomares

Dr. Eugênio, Fico, Mato Grosso

 

O vice-governador Otaviano Pivetta diz que um dos indutores para o desenvolvimento da região é Dr Eugênio, que ele chamou de “deputado distrital” do Araguaia. “Obrigado Dr. Eugênio, querido deputado distrital”, disse.

Para depois concluir: “Eu nunca vi o deputado Dr Eugênio ir falar comigo, com o secretário Fábio Garcia e com o governador Mauro e cobrar e reivindicar algo que não fosse para o Araguaia. O investimento de 33% de obras que vem para cá é obrigação do governo, mas é importante ter uma liderança firme como Dr. Eugênio”, descreveu o vice-governador.

A FICO está em construção pela Vale, já no Estado de Mato Grosso, no município de Cocalinho, na divisa com Goiás.

O debate sobre o modal ferroviário teve a participação do vice-governador Otaviano Pivetta, os consultores Edeon Vaz Ferreira, do Movimento Pró-Logística, Luiz Antônio Pagot, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), e do gerente de Regulação Ferroviária da Associação Nacional dia Transportes Terrestres (ANTT).Impactos da ferrovia
“Estamos mostrando para Mato Grosso e o Brasil com esse fórum as transformações que esse modal ferroviário está trazendo para a região Araguaia. Nós vamos ver o impacto que vai causar aqui na região a chegada da ferrovia”, constatou Dr. Eugênio.

Para o Deputado do Araguaia, está claro na região e entre empreendedores que a FICO mudará historicamente o perfil do modo de vida, do emprego, da renda e da produção do Araguaia.

“Vejam que essas empresas elas vêm para a região não é porque gostam do deputado ou do prefeito. Elas fazem análise de mercado extremamente rigorosa. E o resultado disso é que eles enxergaram essa potencialidade de investir aqui na região Araguaia”, disse Dr Eugênio.

O deputado analisa que aqueles que são empreendedores, que têm uma visão diferenciada, estão investindo no momento certo no Araguaia. “Você que quer empreender, venha para o Araguaia. As cidades estão desenvolvendo de forma gigantesca”, comemora.

“Quatro usinas de etanol de milho estão sendo instaladas na região. Uma em Água Boa, uma em Canarana, outra em Querência e outra pronta na cidade de Porto Alegre do Norte”, relaciona os investimentos recentes no Araguaia.

Diogo Palomares

Dr.Eugênio, Fico, Água Boa, Mato Grosso

 

Influência da ferrovia no Araguaia

Os técnicos que fizeram exposições no fórum e audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa destacaram os impactos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).
Para o consultor em infraestrutura e logística da AMPA, Luiz Antônio Pagot, o modal de logística integrada tem o poder de provocar o chamado efeito arraste de empresas na região onde se instala.

“Se tem.uma pera (terminal) ferroviária em Água Boa, a área de influência dela é uma circunferência de 150 Km”, explica. “Você consegue ter um agregado de indústrias, agroindústrias e prestadores de serviços”, exemplifica Pagot sobre a indução ao desenvolvimento do modal ferroviário.

Já o consultor e diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, calcula mais renda aos produtores mato-grossenses. Isso ocorre devido ao menor custo do frete da ferrovia em comparação com frete rodoviário.

“A grande preocupação do produtor é que sobre no bolso dele um pouco do que ele paga frete caro. Isso é descontado do produtor. Tudo que acontece do porto até à fazenda é descontado dele”, comparou Edeon.

Terminal ferroviário em Água Boa

O gerente de Regulação Ferroviária da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Fernando Feitosa reforçou que a obra chegará em Água Boa dentro do cronograma previsto em 2028.

“Esaa é uma obra prevista com 100% da execução e conclusão. Inclusive se estendendo até Água Boa.

Ele justificou a decisão com os investimentos já contratados e pagos e os futuros desembolsos para a construção da ferrovia.

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