Ana Flávia Corrêa
RD News
Em consonância com decisões de outros estados, governador Mauro Mendes (DEM) propôs na sexta (19) a antecipação de feriados em Mato Grosso nas próximas semanas. Medida tem o intuito de reduzir a circulação de pessoas e frear o contágio pela Covid-19, que teve avanço significativo desde o início de março.
Proposta inicial é decretar feriado do dia 24 a 26 de março, de quarta a sexta da próxima semana, e também nos dias 1 e 2 de abril, quinta e sexta da semana posterior.
Proposta foi feita em videoconferência junto aos Poderes e aos setores produtivos. Feriados antecipados serão definidos no projeto de lei que será encaminhado à Assembleia na próxima segunda (22).
“Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio”, disse.
Secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, alertou que momento não pode ser utilizado como diversão ou passeio. "Precisamos conter essa pandemia. Esse é o momento de todos nós ficarmos em casa e manter o distanciamento social das outras pessoas, que não fazem parte da nossa família. Não é um feriado para passear e sim de lutar pela vida", afirmou.
Em nota, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) alega que a entidade está trabalhando para que o setor não seja prejudicado com a decisão.
"A Fiemt já está buscando garantir que indústrias cuja atividade não possa ser paralisada tenham a possibilidade de aplicar banco de horas durante o período".