BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 29 de Outubro de 2019, 14:21 - A | A

29 de Outubro de 2019, 14h:21 - A | A

POLÍTICA / Habeas Corpus

Ex-prefeito de Confresa, Gaspar tem HC deferido pela justiça e sairá de presídio ainda hoje

Gaspar estava preso desde agosto após ser acusado de desviar recursos públicos

Redação
Olhar Alerta



O ex-prefeito do município de Confresa, Gaspar Domingos Lazari, teve seu Habeas Corpus julgado em Brasília (DF) e conseguiu fiança de 10 salários mínimos para ter liberdade do presídio em que estava, em Barra do Garças.

O advogado de Gaspar, Elton Santos, afirmou que o julgamento do Habeas Corpus do ex-prefeito aconteceu na tarde de terça-feira (29), no Tribunal Regional Federal (TRF), em Brasília, e teve sustentação oral do advogado Dr. João Paulo Brezinski. O HC foi deferido e Gaspar sairá ainda hoje sob pagamento de fiança de 10 salários mínimos.

Operação Tapiraguaia

A Opração Tapiraguaia foi deflagrada pela Polícia Federal no início de 2019 e tem como alvo lideranças de Confresa e região que são investigadas por desvios de recursos públicos.

Entre os alvos estão o ex-deputado federal Valtenir Pereira (MDB), dois ex-prefeitos de cidades do interior e também empresas, que teriam participado do esquema de propina que desviou R$ 601 mil dos cofres públicos.

Em agosto foram decretadas as prisões preventivas do ex-procurador do município e ex-assessor parlamentar, Marcelo Luiz Faustino Pereira; ex-prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazari e Wilton Rodrigues Baracho.

Fora feitas análises de documentos. O material aponta que o ex-deputado teria montado um esquema criminoso em conluio com empresários e prefeitos de Confresa e Serra Nova Dourada.

Segundo as investigações da Polícia Federal, mais de R$ 600 mil teriam sido utilizados para pagamento de proprina. 

Os investigados irão responder por organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e crimes licitatórios, podendo pegar até 40 anos de prisão.

Comente esta notícia