Fernanda Moraes
Redação
Na tarde de hoje (11), o prefeito Gerson Rosa assinou novo decreto, no uso de suas atribuições legais, que atualizou as medidas de combate contra o novo coronavírus no município. O decreto n° 2111 atribui a atualização das diretrizes para adoção de medidas não farmacológicas excepcionais, de caráter temporário, restritivas à circulação de pessoas e às atividades privadas, para a prevenção dos riscos de contágio em todo o território municipal.
No momento, está proibida a permanência de pessoas em bares, lanchonetes e restaurantes, sendo permitida somente a busca de produtos. Fica impedido também shows, som ao vivo, palestras e reuniões, evitando com isso aglomeração de pessoas.
Aos comércios locais, o novo decreto recomenda que não seja permitida a entrada de mais de três pessoas por vez e que ocorrendo filas, seja preconizado distanciamento mínimo de pelo menos 1,5 metros.
A prefeitura recomenda que os comércios não realizem vendas de produtos básicos como alimentos, medicamentos, combustível, higiene, entre outros em grandes quantidades para uma única pessoa.
Ressalta-se que, as suspensões previstas não se incluem aos estabelecimentos médicos, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia e de vacinação, distribuidoras e revendedoras de gás, postos de combustíveis, supermercados e congêneres, desde que sigam as recomendações de prevenção.
O novo decreto já está validado com a assinatura do prefeito, estando em vigor a partir de hoje.