João Pedro Donadel/Ronan de Sá
Da Redação
Assessoria
Prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro -Salgadinho- (PSDB), assim como a população local, vive a expectativa da construção da ferrovia que passará no seu município.
A construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) que ligará Água Boa (MT) até Mara Rosa, no Norte goiano, é uma das mais esperadas na região, a contar pela melhora na logística do escoamento da produção a partir da ligação com outros trilhos importantes do país, como a da Ferrovia Norte Sul e, no futuro, com a Ferrovia Integração Oeste-Leste (FIOL), permitindo a conexão com portos importantes do país, como o de Itaqui (MA) e de Ilhéus (BA).
No que toca a Mato Grosso, uma das cidades pela qual o trajeto deve passar é Nova Nazaré. O prefeito João Teodoro Filho, (Salgadinho) (PSDB) conta que será gigantesco o impacto dessa obra no município, tanto na facilitação do escoamento da produção local, como na abertura das portas da cidade para novos investimentos e também o próprio crescimento econômico do município, em torno de 25%, de acordo com a estimativa da prefeitura local.
Na implantação da ferrovia estão previstos dez pátios de cruzamento, sendo um de formação de trens em Mara Rosa, dois pátios de carga e descarga, sendo o primeiro localizado em Nova Crixás (GO) e o segundo em Água Boa (MT). A ligação entre Água Boa e Mara Rosa terá 382 quilômetros de trilhos. As obras devem iniciar por Goiás de onde avança em direção a Mato Grsosso.
Citada como uma das questões mais complicadas da região, essa futura logística é parte fundamental para o prefeito uma vez que seu município produz soja e milho, mas faltam boas estradas para o escoamento da produção. Obras nas rodovias estaduais que fazem a ligação de Nova Nazaré com outros municípios foram um grande foco da gestão de Salgadinho, que diz não se cansar de pedir por boas estradas em sua região. Em seu município está sendo construída a maior ponte de concreto de Mato Grosso, já em fase de fundação. A obra terá 483 metros de extensão sobre o rio das Mortes, (Porto das Balsas), divisa com Cocalinho.
Com aproximadamente 40 mil hectares de terra de produção efetiva, Salgadinho acredita que a instalação da FICO fará seu município dar um grande passo em seu desenvolvimento econômico. Sua expectativa é de crescimento e a prefeitura já trabalha para prevenir possíveis déficits habitacionais, na educação, saúde e demais áreas de sua administração. “Teremos que construir cerca de 400 casas a mais para abrigar esse crescimento”, diz ele baseando-se numa pesquisa da Valec Engenharia, responsável técnica pela obra do trecho da ferrovia.
Vamos estar preparados para quando esse progresso chegar, bater a nossa porta porque sabemos que será bem-vindo
Apesar de esperar por esse “grande impacto”, Salgadinho avalia essas transformações com otimismo e, com isso, se resguarda a diz que trabalha para que Nova Nazaré não sofra revés negativos por falta de moradia, vagas em escolas e hospitais e outros serviços básicos ofertados pelo poder público. “Vamos estar preparados para quando esse progresso chegar, bater a nossa porta porque sabemos que será bem-vindo”, diz.
A pesquisa feita pela Valec, há quase um ano, apontou as áreas que as cidades que devem sentir o impacto desse progresso econômico. Mesmo à distância dessa realização, o prefeito já informou que vai botar sua administração nos trilhos e que, em parceria com a empresa, serão construídas novas casas, “será quase como uma nova cidade”, avisa.
Conforme a empresa, o traçado já foi definido pelo Ministério da Infraestrutura e as obras devem iniciar em abril de 2021. A informação foi confirmada ao senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), e pelo presidente da Valec Engenharia, André Kuhn.
Salgadinho também revelou que há uma reunião marcada com o próprio Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para o mês de março, onde juntamente com o prefeito de Água Boa, Mariano Filho e demais prefeitos do Araguaia para buscarem apoio para esse impacto da ferrovia no que tange a infraestrutura das cidades. “A única maneira de nossas cidades suportarem tamanho crescimento será com esse apoio”.
Outra parte importante da logística da região na qual já há o investimento é a parte das estradas. A principal rodovia de ligação do município, MT-326 (a ponte sobre o Rio das Mortes). Ao todo, estão previstos investimentos da ordem de 52 milhões de reais na construção dessa ponte, que deve ser concluída este ano. A obra vai representar um salto no desenvolvimento à região do Araguaia, que ainda depende exclusivamente das balsas para fazer o trajeto na MT-326 na região.
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Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a construção da ponte vai melhorar a logística de escoamento da produção da região, uma vez que vai trazer maior fluidez na Rodovia do Calcário e interligar vários municípios do Araguaia.
“A ponte sobre o rio das Mortes sempre foi colocada pelo governador Mauro Mendes como prioridade, pois tínhamos que resgatar o Araguaia. Essa é uma obra importante, que vai diminuir os obstáculos ao crescimento de Mato Grosso e representar um novo tempo para o Araguaia. São mais de 500 bi trens que se avolumam para fazer a travessia de balsa e a ponte será um grande fator de escoamento de grãos e calcário da região”, disse Oliveira.
O prefeito de Nova Nazaré diz que essas obras são sonhos antigos da região. Apenas para citar um exemplo, grandes trajetos entre cidades como São José do Xingu a Goiânia sofrerá a diminuição de 170 quilômetros. Salgadinho diz que “temos projetos em parceria com o governador Caiado para que essas obras possam melhorar a logística da região”.